Ações de saúde na escola avançam em Arceburgo

117
0
COMPARTILHAR

Arceburgo:- Através do Programa Saúde na Escola, o Departamento de Saúde de Arceburgo tem promovido ações de promoção, prevenção e atenção à saúde nos alunos do município.
Essas ações de acompanhamento de saúde nas salas de aula identificam deficiências nos alunos promovendo a prevenção e orientação com o apoio de profissionais como nutricionistas, enfermeiros, técnicos, dentistas e equipes das unidades de saúde do município.
Um cronograma contendo as ações e o calendário de atividades foi elaborado e as visitas dos profissionais nas escolas para o atendimento aos alunos já está acontecendo.
Dentre as principais ações está a antropometria, que avalia peso e altura de todos os alunos para avaliar o desenvolvimento e verificar possíveis alterações nutricionais. Nos casos em que são constatadas alterações de peso, por exemplo, as equipes realizam uma avaliação individual e prestam orientações aos pais e familiares.
As equipes também acompanham a carteirinha de vacinação dos alunos e alertam os responsáveis sobre as doses em atraso. O programa prevê, ainda, a realização de palestras sobre diversos assuntos, incluindo o combate à dengue e a prevenção da saúde bucal, além de realizar testes para verificar possíveis dificuldades visuais.
O Secretário Municipal de Saúde, Dr Oscar Anacleto, explica que o Programa de Saúde nas Escolas é uma ferramenta importante para garantir um desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. “Esse serviço contribui para a formação integral dos estudantes com ações de prevenção e atenção em saúde. As equipes, muito dedicadas, trabalham no sentido de garantir o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, concluiu.
Vários componentes de diagnósticos são realizados, dentre os quais:
Verificação e atualização da situação vacinal;
Acompanhamento do estado nutricional dos escolares (avaliação antropométrica – peso e altura);
Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração (teste de Snellen, encaminhamento de estudantes com alteração).
Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;
Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção.
As fotos dessa reportagem são as atividades realizadas na Escola Coronel Cândido de Souza Dias, de 11 a 15 de setembro, período matutino e vespertino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório