ADEFI-Construção de novas perspectivas inclusivas

394
0
COMPARTILHAR

A Associação dos Deficientes Físicos – ADEFI, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que desde o inicio de 2013 assumiu o Serviço de Proteção Social Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosas, previsto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução nº109, de 11 de novembro de 2009).

A ADEFI executa o serviço junto aos usuários e suas famílias que tenham, em suas configurações, pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária. O Serviço visa atendimento e acompanhamento sistematizado majoritariamente no domicilio das famílias e, além disto, deve contribuir sobremaneira com a promoção do acesso desta demanda aos serviços do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), tais como oficinas, palestras, ações comunitárias, entre outras; aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e toda a rede socioassistencial; bem como outras políticas públicas como: educação, trabalho, saúde, transporte especial, programas de desenvolvimento de acessibilidade e outras.

 


O trabalho ofertado pelo serviço no domicilio, na proteção básica tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa também a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismo para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência ou idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento (institucionalização). – Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

O Coletivo I atende dois territórios da cidade de Franca: Região Norte e Oeste e seus respectivos bairros, abrangendo tanto a zona urbana quanto a rural e, o Coletivo II ficou responsável pelas regiões Sul, Leste e Centro.

Frente as avaliações realizadas, tanto pela equipe quanto pelos usuários é notável que houve em muitos pontos melhoras significativas, contudo o trabalho é um processo evolutivo e necessita ser constantemente avaliado e repensado no entorno a um objetivo comum que é promover um atendimento de qualidade e permitir o acesso de forma integral a todos os recursos existentes no município, contudo podemos citar as seguintes conquistas: – Aumento da demanda de atendimento (idosos, PCD e ambos); – Maior visibilidade e amplitude do serviço no município e região; – Maior conhecimento do trabalho, principalmente do cuidador social dentro da área da assistência; – Melhor qualidade de vida dos usuários/ famílias; – Menor sobrecarga do cuidador domiciliar; – Maior acesso dos usuários atendidos nas demais politicas públicas e rede Socioassistencial; – Maior estimulo ao convívio familiar e comunitário; – Redução dos índices de vulnerabilidade vivenciada pelos usuários do serviço; – maior número de vínculos familiares fortalecidos; – Maior parceria com faculdades e universidades do município; – Maior parceria com grupos religiosos e comunidade;

 


É importante destacar ainda que além deste serviço, previsto na tipificação, a ADEFI fundada em maio de 1992 já executava ações com desígnios na efetivação dos direitos e a inclusão das pessoas com deficiência física nas diversas esferas da sociedade.

A associação, atualmente presta os atendimento: – Confecção da carteirinha PCD (voltado a pessoa com deficiência física) – Leis nº 6.127 de 27/02/2004 e nº 8.728 de 21/07/2015; – Orientação da Carteirinha Interestadual “PASSE LIVRE” (Programa do Governo Federal) da direito a pessoa com deficiência física, mental, auditiva, visual ou renal crônica comprovadamente carente com renda familiar mensal per capta de até um salario mínimo viajar gratuitamente em transporte coletivo interestadual convencional por ônibus, trem ou baro, incluindo o transporte interestadual semiurbano.

Obs.: O Passe Livre do Governo Federal não vale para o transporte urbano ou intermunicipal dentro do mesmo estado, nem para viagens em ônibus executivo e leito; – Orientação da Carteirinha Municipal – Transporte Coletivo e Vans adaptadas; – Encaminhamentos de Currículos de pessoas com deficiência (PCD) para empresas de Franca e Região; – Empréstimos: Cadeiras de rodas e banho, Andador, Muleta, bengalas e Cama hospitalares gratuitamente quando este material estiver disponível.

 


A ADEFI atualmente encontra-se com sede própria na Rua Jamil Abdalla, 411 – Jardim Maria Rosa – Franca-SP. Informações: Fone (16)3723-7794. Venham nos visitar e conhecer de perto os serviços realizados por esta entidade que busca, cotidianamente, a construção de novas perspectivas inclusivas.

 


 

COMPARTILHAR
Artigo anterior20 anos
Próximo artigoAPADA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório