Agricultura 4.0 modifica e otimiza as etapas do ciclo produtivo

46
0
COMPARTILHAR

Tecnologia tem contribuído com soluções disruptivas que modificaram os processos nos mais diversos setores da economia. O trabalho rural, com as novas ferramentas digitais, passou por muitas evoluções e vive agora a chamada Agricultura 4.0.

Da biotecnologia à alta conectividade, as novas ferramentas digitais modificam e otimizam todas as etapas do ciclo produtivo. Isso traz maior produtividade, redução de custos, agilidade e segurança alimentar para o campo.

De acordo com dados do relatório intitulado Agricultura 4.0 — O Futuro da Tecnologia Agropecuária, produzido pela Oliver Wyman, existem na atualidade quatro grandes preocupações em relação ao setor agrário: demografia, escassez de recursos naturais, mudanças climáticas e desperdício de alimentos. A estimativa aponta que até 2050 será necessário produzir mais 70% do volume de alimentos produzidos hoje. Nesse futuro, a Agricultura 4.0 desempenhará um papel fundamental.

O termo refere-se a um conjunto de tecnologias digitais de ponta integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas.

“A agricultura 4.0 surge como uma importantíssima ferramenta, pois a aplicação de técnicas sustentáveis no campo deixou de ser uma tendência revolucionária e se tornou uma necessidade para a garantia do abastecimento da cadeia produtiva de alimentos para as próximas gerações. Drones, veículos autônomos, máquinas conectadas, agricultura de precisão, biotecnologia, internet das coisas, big data, entre outros, são alguns dos novos aspectos do trabalho no campo”, explica Fernando Gonçalves, presidente da Jacto, empresa de máquinas e equipamentos agrícolas, localizada em Pompeia, interior de São Paulo.

De acordo com Gonçalves, quando utilizadas em conjunto, essas técnicas têm como objetivos principais melhorar a produtividade e a eficiência na utilização de insumos, reduzir custos, aumentar a segurança dos trabalhadores e diminuir os impactos ambientais causados pela atividade agrícola.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório