Café de Curitiba é o único do país a produzir cafés maturados em barris de destilados

27
0
COMPARTILHAR

Comandada pelo barista Marcelo Franck, a cafeteria Espresso Station é parada obrigatória para quem ama cafés especiais

Nos últimos anos, o mercado de cafés especiais tem passado por um intenso processo de difusão e crescimento no Brasil. Além da qualidade dos grãos nacionais, o trabalho de excelência de baristas de todo o país, que passaram a apostar em novas técnicas torrefação e preparo, também contribuiu muito para o aperfeiçoamento da bebida. Em Curitiba, um dos principais centros de consumo de cafés especiais no país, o barista Marcelo Franck, natural de Pelotas (RS) e radicado na capital paranaense desde 1999, deu um passo a mais quando o assunto é inovação.

Recentemente, o profissional abriu as portas da Espresso Station, loja conceito da marca de cafés especiais Franck´s Ultra Coffee, única do país a produzir cafés maturados em barris de destilados, entre eles barris de whiskey, cachaça, rum, tequila, além de uma linha de cafés com lúpulo. Entre os destaques do café estão os grãos que passam por barris de Bourbon e de cachaça Amburana, e a linha lupulada, com grãos infusionados a seco com lúpulo em flor. Todo o processo é realizado antes da fase de torra. São dezenas de grão exclusivos de diversas partes do Brasil que refletem toda a criatividade e inovação da nova produção nacional de cafés especiais.

“O nosso grande diferencial são os cafés maturados ainda verdes em barris dos mais variados destilados durante seis semanas, tudo em um processo minucioso que visa, antes de tudo, a excelência da produção de cafés especiais. Na Espresso Station, o público é surpreendido com bebidas exclusivas e sabores bem peculiares. Uma experiência única para quem ama café e busca preparos marcantes”, comenta Marcelo Franck, que tem como sócia a empresária Andreia Cania Bernardinetti.

Além da produção própria, a Espresso Station oferece uma grande variedade de grãos produzidos por algumas das principais torrefações nacionais e internacionais. Após escolher o café, o cliente tem à disposição 12 métodos manuais de extração, entre eles Hario V60, Clever, Chemex, Aeropress, Aram, ROK e French Press. Os cafés maturados em barril são servidos em taças de cristal pois eles apresentam o famoso “bouquet”, aroma terciário obtido por meio do envelhecimento controlado em barris de madeira. “Dessa forma, a experiência da enologia em adotar taças contribui para a apreciação do aroma que em conjunto com o paladar forma um sabor único”, detalha Marcelo.

Na Espresso Station é possível encontrar, também, o incrível cold brew de café maturado em barril de whiskey, comercializado em pequenos growlers de 1 litro ou servido em doses de 200ml copo de whisky com decanter. Outro grande destaque da loja é o conceito “to go”, possibilitando que o cliente pegue seu café e consuma na rua mesmo. A Espresso Station disponibiliza, também, pacotes de cafés especiais para quem quer levar os sabores exclusivos da Franck´s Ultra Coffee para casa, além de diversos equipamentos para quem ama a bebida e quer ter uma experiencia diferenciada em casa. No espaço aconchegante, com capacidade para atender 23 pessoas, é possível encontrar, também, comidinhas doces ou salgadas que harmonizam perfeitamente com as bebidas oferecidas, potencializando a experiência.

Fonte: Franck´s Ultra Coffee

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório