Colunista | Professora Nilzinha | A CRIATIVIDADE MOVE O MUNDO!

74
0
COMPARTILHAR

Chegou o momento de “abrir os olhos”!
E nada melhor para a conscientização do que uma sala de aula! Ou melhor, um bom professor! Mas o que seria um bom professor?
Aquele que dá uma boa aula? Ou aquele que é criativo? E que de repente muda o curso da aula e promove e uma feira solidária dentro da escola. Ou, por exemplo, alternativas para embalagens, ou então, criar um tratamento de água de reúso potável de zonas naturais.
Ou então, projetos de estímulo sociocultural, recuperação de zonas naturais, etc. e as escolas são melhores fontes como informação e como conscientização!
Já faz alguns anos que, na Índia (Riverside em Ahmebad) trabalha em um modelo de educação mais personalizado para o ensino (antigo primário)!
A criatividade é praticada de maneira em cada cultura diferente, ou seja, um modo coerente no cenário da aprendizagem.
O aluno é que procura e que descobre aquilo que, ás vezes, é a solução. Mas que muitas vezes passa desapercebido!
As atividades experienciais, a observação, as análises, organizações de mapas de idéias e oportunidades. Por exemplo: trabalhar com excursões, gravações, fotografias próprias , enfim: aproveitar o que já existe no mercado , como máquinas fotográficas que a maioria das escolas, muitas vezes não usam!
Desenhar o pensamento para mudar o mundo! E mais uma vez insisto: o trabalho em equipe favorece o processo de observar, compreender a reflexão cooperativa para protótipos, para criação de portifólios, ou seja, escolas dos métodos que, por sinal, tem diferentes opções, como vídeos, meios de comunicação… E que não são tão complicado, pois estão sempre próximos aos alunos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório