Colunistas | Alvarina Gomes | Contagem Regressiva…

57
0
COMPARTILHAR
Alvarina Gomes Mestranda em Estado, Governo e Políticas Públicas, pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. FLACSO-BRASIL Técnica Contábil, Graduada em Pedagogia e Gestão Financeira. Sócia do Escritório Contábil Flor de Lis em Restinga.

 

Restinga:- Pois é, estamos a poucos dias de escolhermos nosso presidente, nosso governador, nosso deputado estadual e federal e nossos senadores, no dia 07 e 28 de outubro devemos exercer nosso direito de cidadania, votando em nossos candidatos.

Para isso precisamos ter claro o futuro de nação que queremos e precisamos ter consciência critica para analisar o perfil de cada candidato, bem como, analisar se suas propostas terão condições de serem executadas ou não e termos muita coerência pois o Brasil atualmente precisa de pessoas que pensem de uma forma global.

Nosso país precisa de politicas públicas mais eficientes para as áreas da saúde, educação, moradia, mobilidade urbana, acessibilidade para os deficientes, enfim, precisamos que o cidadão seja tratado como tal e não ser mais um dado estatístico.

Por isso gostaria muito compartilhar com vocês sobre uma conversa que tive há algum tempo atrás com um senhor, cuja idade não me arrisco em decifrar, mas pelos cabelos brancos e as marcas em seu rosto não me restam a menor dúvida que podemos dizer ser uma pessoa que está na “melhor idade”.

O termo melhor idade serve para identificar as pessoas idosas que em determinadas cidades fazem parte de programas que o governo oferece, tipo vôlei, ginástica e recreação. Mas ser idoso em nosso país é mais do que isso, é mais do que participar de atividades esportivas é buscar a cada dia um lugar ao sol, onde seus direitos sejam respeitados, onde as pessoas possam ter educação e possam enxergar que um dia todos nós seremos idosos, assim espero…

Nesta conversa com o senhorzinho de cabelos brancos, corpo meio curvado vejo os milhões de idosos que existem em nosso país, idosos que trabalharam a vida inteira, nem sempre nos melhores empregos diga-se de passagem, para chegar no período de aposentar o salario recebido não atender as necessidades básicas deste aposentado e este idoso precisa voltar ao mercado de trabalho, tanto para se sentir útil quanto para aumentar sua renda.

Penso que estamos chegando ao dia das eleições e precisamos pensar, refletir, dialogar com nossos parentes e amigos sobre a real situação do nosso país. Um Brasil que ainda existe muita discriminação e os idosos são apenas uma parcela desta sociedade que vive a mercê de sua própria sorte.

Existem hoje no Brasil cerca de 10 milhões de idosos com mais de 60 anos, ou seja, 7% da população do país e em 2025 serão mais de 32 milhões de pessoas idosos no Brasil. O que significa que irá aumentar as doenças como hipertensão, doenças degenerativas, diabetes, osteoporose, entre outras.

Pensemos com a cabeça e observemos as propostas apresentadas por cada candidato pois, precisamos de incentivo para as ONGs que trabalham nos vários seguimentos da sociedade e especial ao idoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório