Colunistas | Alvarina Gomes | PROFESSORES OU MESTRES?

88
0
COMPARTILHAR
Alvarina Gomes Mestranda em Estado, Governo e Políticas Públicas, pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. FLACSO-BRASIL Técnica Contábil, Graduada em Pedagogia e Gestão Financeira. Sócia do Escritório Contábil Flor de Lis em Restinga.

 

Restinga:– Existem professores que são mestres, tive a oportunidade de ter alguns em minha vida. Quando eu era criança que frequentava a escola, todos os dias ao sair de casa, meus pais diziam:

-Não vão desrespeitar a professora!

Durante toda minha vida acadêmica, que posso garantir não ser pequena, sempre tive um olhar para os meus professores como sendo meus exemplos de vida. Até hoje, quando entro na sala de aula, tenho orgulho dos meus professores que são mestres, doutores e continuo me espelhando neles.

Ao ver cenas de desrespeito para com os professores, principalmente aqueles que estão nas series iniciais, me deixam muito triste, pois, são trabalhadores (como qualquer outra profissão digna neste país) que saem de suas casas, muitas vezes deixam seus filhos por conta de outras pessoas, para poderem repassar seu conhecimento, tudo com amor, carinho e muita dedicação, visando a transformação social deste país, que está tão escasso de alguns princípios e valores éticos.

Ser professor em nosso país, nos dias atuais, é para os fortes, contrapor a desinformação que, muitas vezes, vem pelas redes sociais, confrontar-se com um plano de carreira ruim, implantado pelo poder público, enfrentar o desrespeito de alunos, pais, etc.

Não se pode generalizar, mas, em grande parte do país a educação está tão desvalorizada e, com isso, o professor vem junto neste bojo de desvalorização. Este momento de desinformação, onde pessoas não conseguem fazer a leitura de sua própria realidade, não conseguem interpretar seu contexto do dia a dia.

Os professores precisam ser mais valorizados por todos nós. Sou muito grata ao meus antigos e atuais professores, pois, se não tivesse tido professores tão companheiros e tão competentes como tive, hoje não seria quem sou.

Como muitos, sou parte daquela minoria social que não tem o direito de sonhar com uma faculdade, não sabia nem se sairia do ensino médio, jamais pensei em ir tão longe no campo dos estudos e hoje…. SOU ESCRITORA.

Parabéns professores pelo seu dia, vocês fazem a diferença na vida de uma criança pobre…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório