Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Acabaram a festas… Ganhei peso… E agora?

154
0
COMPARTILHAR
Prof. Dr. Daniel dos Santos . Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN. Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN. Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:- Iniciamos o ano de 2018 com muitas preocupações, dentre elas a o desafio de voltar ao peso do início do mês de dezembro. E a partir daí surgem dois desafios que são fundamentais para o processo de emagrecimento saudável, a alimentação adequada e a prática regular de exercícios físicos.

Sabemos que a maior dificuldade é incluir na rotina diária estes hábitos saudáveis. É muito comum as pessoas recorrerem a “fórmulas mágicas e dietas milagrosas” que prometem emagrecer muitos quilos em poucos dias. É certo que perdemos peso, mais não incorporamos hábitos saudáveis em nossa vida e aí os quilos perdidos voltam. Chamamos isso de efeito ioiô. Muitas pessoas até exageram na prática de exercícios, e passam de “sedentários para atletas”. E o pior, fazem isso sem a orientação de profissionais das áreas de Nutrição e de Educação Física.

Neste sentido, deve ser ressaltado que o primeiro passo é procurar por estes profissionais, que irão avaliá-lo e direcionar uma prescrição adequada de alimentos e exercícios físicos. Sobre a questão relacionada aos exercícios, é essencial que os indivíduos tenham uma liberação prévia do seu médico para a prática dos mesmos. Posteriormente, o profissional de Educação Física irá realizar uma avaliação física, com a finalidade de direcionar a prescrição individualizada de exercícios. Outro aspecto que devemos considerar é a infinidade de modalidades de atividades físicas que existem atualmente (musculação, treinamento funcional, crossfit, corrida, etc).

Diante deste cenário, surgem algumas questões: qual gasta mais calorias? Qual é mais segura? Quantas vezes por semana devem fazer? Quanto tempo de exercícios? Independente destas e de outras perguntas que possam surgir, devemos considerar alguns pontos que são fundamentais para a prescrição de exercícios. São eles: condição física inicial (força, flexibilidade, resistência e postura), histórico de lesões e/ou presença de alguma doença.

A partir do levantamento destas informações o profissional de Educação Física planeja o treinamento e inseri na planilha de treino, variáveis que são essenciais no contexto do treinamento, como: volume (tempo de execução e recuperação, repetições e número de exercícios) ; intensidade ( velocidade, inclinação , carga em Kg e frequência cardíaca), sempre levando em consideração, um princípio do treinamento que deve ser respeitado, a individualidade biológica.

Nas próximas semanas iremos começar abordar algumas modalidades de exercícios, a primeira delas será a corrida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório