Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Alimentação de idosos praticantes de atividade física

109
0
COMPARTILHAR
. Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:-Um estudo realizado em uma cidade do interior de São Paulo verificou o estado nutricional e o padrão alimentar de idosos fisicamente ativos que praticavam vôlei adaptado, hidroginástica e ginástica aeróbia sem controle de intensidade. Participaram deste estudo 31 idosos, sendo 22 mulheres e nove homens.

Neste estudo foram estudadas as seguintes variáveis referentes à composição corporal: Índice de massa corporal, peso atual e ideal, adequação da circunferência muscular do braço (CMB), percentual de gordura, circunferência da cintura e da panturrilha. Em relação ao padrão alimentar, foi analisado o consumo de água, energia, cálcio e fibras, além da adequação dos carboidratos, proteínas e gorduras.

A partir da análise das medidas corporais (índice de massa corporal, peso atual, circunferência do braço e panturrilha), verificou-se que estas medidas estavam adequadas segundo a literatura científica. No entanto, o percentual de gordura a circunferência da cintura das mulheres foram superiores ao valor considerado adequado. A média do consumo de calorias para ambos (mulheres e homens) foi abaixo do recomendado. Apesar do consumo deficiente de calorias, a adequação dos carboidratos, proteínas e gorduras se mostrou dentro do padrão esperado. O consumo de água, cálcio e fibras para ambos se mostrou inferior ao adequado segundo as recomendações para esta população.

Com base nestes resultados, os pesquisadores apontam que a correção dos hábitos alimentares e prescrição de atividades físicas em intensidade adequada para essa população são de suma importância para melhorar o estado nutricional e evitar, assim, a incidência de problemas futuros.

Autores: Guilherme da Silva Dórea1; Marina Garcia Manochio-Pina1; Daniel dos Santos2.
1-Nutricionistas ; 2- Profissional de Educação Física

Artigo completo publicado na Revista DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 10, p. 347-360, 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório