Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | A busca pelo corpo perfeito: quando o objetivo vira obsessão

79
0
COMPARTILHAR
Prof. Dr. Daniel dos Santos . Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:- Estamos nos aproximando das festas de final de ano, férias e logo, dois meses depois o carnaval.
Diante destes eventos, vêm sempre os comentários: Estou acima do peso! Minha roupa não serve! Preciso emagrecer!…Etc.
A partir deste cenário da busca pelo corpo perfeito, as pessoas fazem de tudo para perder peso, dentre as estratégias podemos citar: fazer exercícios físicos além do limite, ficar sem comer carboidratos, “pular” refeições, fazer a dieta da “revista das bancas” e até substituir os alimentos por “shakes”. Ou seja, tudo é válido para alcançar a meta tão desejada.

Neste sentido, os “apressados” devem ter alguns cuidados:

1) Somente os profissionais de educação física e nutrição podem avaliá-los, orientá-los e prescrever exercícios e dieta;
2) Não existe resultados milagrosos. O objetivo somente será alcançado mediante planejamento a médio e longo prazo;
3) Prática de exercícios físicos e alimentação saudável devem se tornar hábitos e ser incorporados por toda a vida e não ser apenas um “modismo”.

Por fim, trace seu objetivo, procure orientação profissional, planeje e desfrute dos resultados por toda a vida. Tenha bom senso, seja feliz e saudável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório