Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Exercício físico para indivíduos com câncer

103
0
COMPARTILHAR
. Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:-O câncer é uma doença crônico-degenerativa considerada um problema de saúde pública mundial por sua elevada incidência, prevalência e mortalidade. O câncer é definido como um crescimento descontrolado e anormal de células no organismo. O mesmo é considerado um problema de saúde pública, especialmente entre os países em desenvolvimento, onde é esperado que, nas próximas décadas, o impacto do câncer na população corresponda a 80% dos mais de 20 milhões de casos novos estimados para 2025. No Brasil, estima-se que no biênio 2016-2017, a ocorrência de novo casos de câncer seja de 600 mil.

É considerada uma doença multifatorial, já que não possui uma única causa. Além disso, diversos estudos têm apontado que a inatividade física é considerada um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. As causas de câncer são muitas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas externas (cigarro, consumo de álcool, relação sexual, uso indiscriminado de medicamentos, exposição excessiva ao sol, alguns vírus e alimentação) estão intimamente associadas ao meio ambiente e aos hábitos de vida, e correspondem de 80 a 90% dos casos de câncer. As causas internas são, na maioria das vezes, determinadas geneticamente, e estão ligadas à capacidade do organismo de responder e se defender das agressões externas.

A prática regular de exercício físico é benéfica para a saúde, porém, parâmetros como volume (tempo e número de sessões de exercícios) e intensidade (velocidade, frequência cardíaca e peso levantado na musculação) devem ser observados em sua prescrição para que dele se obtenha melhores resultados. Contudo, o exercício de intensidade moderada promove proteção contra infecções causadas por microrganismos intracelulares.

É evidenciado na literatura e dados epidemiológicos reforçam que a prática regular de exercícios está associada à diminuição da incidência de doenças bacteriano-virais e neoplasias. Dados obtidos em modelos experimentais demonstram que humanos e animais que realizam exercícios físicos regulares têm menor proliferação ou mesmo bloqueio da progressão de células tumorais, assim como melhor evolução em relação à reposta contra agentes infecciosos.
A prática de atividade regular tem segundo alguns estudos, atenuado os efeitos colaterais do tratamento do câncer, refletindo em melhorias sobre as funções cardiorrespiratória e neuromuscular. Essa estratégia não medicamentosa tem se mostrado eficiente e adequada durante as diferentes fases do tratamento do câncer.

Dentre os efeitos promovidos pelo exercício físico, podemos citar: diminuição dos processos degenerativos associados ao câncer, melhora dos aspectos psicológicos e comportamentais e redução dos riscos de recorrência da doença.

Outros benefícios referentes à utilização do exercício no tratamento do câncer já são amplamente divulgados pela literatura especializada. Sendo eles:

* Melhora da função cardiorrespiratória
* Aumento da força muscular
* Melhora da função imunológica
* Diminuição da fadiga
* Melhora na qualidade de vida
* Aumento da massa muscular

A implantação de um programa de exercícios regulares, bem como os aspectos relacionados aos efeitos terapêuticos dos exercícios físicos no paciente com câncer, somente será efetiva se ocorrerem adequações quanto ao treinamento a ser realizado. Contudo, as orientações quanto à prática devem ser individualizadas, uma vez que cada paciente durante o tratamento convencional apresentará suas particularidades em relação a sua condição clinica e responderá de maneira individual ao treinamento.

Por fim, a prescrição e supervisão quanto à prática do exercício físico deve ser realizada por profissional de Educação Física qualificado, que irá adequar a volume, intensidade, frequência e tipo de exercício que deve ser praticado sempre considerando a condição clinica do aluno, para que a dose-resposta seja positiva.

Referência:
SANTOS, DANIEL DOS.
Treinamento físico aplicado à imunidade (Câncer e Aids). In: David Michel de Oliveira; Giovanna Benjamin Togashi (Org). (Org.). Treinamento físico para a promoção da saúde e condições especiais. 1ed. Curitiba-PR: Appris Editora, 2017, v. 1, p. 271-288.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório