Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Idosos devem fazer musculação?

80
0
COMPARTILHAR
. Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:-Os idosos são orientados a fazer “caminhadas” regulares como forma de manutenção da saúde. Por esse motivo é comum vermos muitos idosos caminhando nos locais destinados a prática de atividades físicas. Podemos entender isso como um primeiro passo para tirar esse idoso do sedentarismo.

Por outro lado, outros nem sequer conseguem caminhar e, assim, ficam em casa. Ou seja, não tem força muscular para caminhar. A literatura científica evidencia que o processo de envelhecimento promove redução de 2% da massa muscular por década e aumento da gordura corporal em 7,5%. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, estas alterações promovem uma redução da capacidade funcional do idoso, levando, sobretudo a dificuldades na realização de tarefas do cotidiano, como caminhar, subir escadas e carregar pequenos objetos.

Neste sentido, a prática regular de exercícios físicos que promovam adaptações musculares é essencial para a manutenção da capacidade funcional dos idosos. Dentre os diferentes tipos de exercícios físicos sugeridos, o treinamento com pesos ou treinamento contra-resistência tem sido amplamente estudado por pesquisadores da área de saúde. Este tipo de treinamento pode ser realizado em pesos livres, máquinas, faixas de resistência elástica e equipamentos que utilizam o peso corporal.

Os benefícios da prática regular destes tipos de treinamento são inúmeros, sendo que podemos citar alguns: aumento da força e potência muscular, manutenção da massa muscular e óssea. Portanto, os idosos além de caminhar, devem exercitar seus músculos com exercícios específicos Por fim, esta prática deve ser avaliada e liberada pelo médico do idoso e posteriormente a prescrição e acompanhamento destes exercícios físicos devem ser realizados por profissionais de Educação Física especializados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório