Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Prática de exercícios físicos e qualidade do sono

74
0
COMPARTILHAR
Prof. Dr. Daniel dos Santos . Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:-O sono desempenha papel importante sobre inúmeras funções biológicas, sendo fundamental que os fatores como a duração e qualidade do mesmo, sejam adequados para uma perfeita regulação dos processos fisiológicos, bioquímicos e hormonais.

Sabe-se que quando estes fatores são afetados, promovem consequências negativas para a saúde, levando ao surgimento de algumas doenças como a obesidade, diabetes, doenças do coração, demência, depressão, dentre outras. Além da duração, a qualidade do sono pode desencadear distúrbios como: irritabilidade, ansiedade, estresse, etc.

Segundo a Associação Americana de Distúrbios do Sono, a prática de exercícios físicos regulares é uma intervenção não farmacológica que pode auxiliar na qualidade do sono. Praticar exercícios físicos promove uma melhoria do condicionamento físico que, por consequência, proporciona menos cansaço durante o dia. A qualidade do sono está associada à redução dos distúrbios do sono, bem como diminuição da ansiedade, depressão e uma qualidade vida melhor.

Por fim, estudos apontam que a realização de exercícios físicos regulares, com intensidade (leve a moderada) antes de dormir, promove qualidade no padrão de sono. No entanto, quando esta prática acontece como pouca regularidade, os exercícios parecem comprometer o sono. Sendo assim, sugere-se que a prática seja regular, orientada, com intensidade e volume adequados ao indivíduo.
Referência: MELLO, M.T.; TUFIK, S. Atividade Física, Exercício Físico e Aspectos Psicobiológicos. Rio de Janeiro, Guanabra Koogan, 2004.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório