Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | A prática esportiva desenvolve o indivíduo.

130
0
COMPARTILHAR

 

. Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:-Há quatro anos, o Brasil organizou dois importantes eventos esportivos, a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nestes dois eventos recebemos mais de 12.000 atletas de todos dos continentes. Foi uma experiência única que nos proporcionou conviver com diferentes línguas e culturas.

Além do aspecto competitivo presente nestes dois eventos, o esporte proporciona o convívio com valores fundamentais como, respeito, amizade, perseverança, determinação, socialização, cooperação e superação. Estes valores são essenciais para o desenvolvimento do indivíduo, principalmente crianças e adolescentes.

A participação em atividades esportivas estimula desde muito cedo, o desenvolvimento das habilidades motoras básicas: locomotoras (correr e saltar), as estabilizadoras (equilibrar e rolar) e as manipuladoras (arremessar, receber, chutar, rebater e quicar).

Além disso, a prática esportiva vai além do aprender a técnica correta e ser campeão. Esta pratica proporciona crescimento pessoal e prepara os indivíduos para vida.

Neste sentido, caso não haja restrição médica, a prática esportiva deve ser estimulada, sobretudo, logo nos primeiros anos de vida

O local ideal para conseguir atingir um maior número possível de crianças e jovens, é a escola. Na escola, os profissionais de educação física, podem incluir nas suas aulas, diversas atividades como jogos, brincadeiras, esportes, entre outros.

Por fim, é importante que estas atividades estimulem a maior participação possível dos alunos e tenham como foco o desenvolvimento físico, mental e social destes alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório