Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Sedentarismo: Uma das principias causas de doenças crônicas

131
0
COMPARTILHAR
. Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:– As doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias), são consideradas um sério problema de saúde pública. No Brasil, em 2013, essas doenças foram à causa de aproximadamente 73% das mortes.

Elas possuem quatro fatores de risco modificáveis em comum, sendo eles: tabagismo, alimentação não saudável, uso do álcool e sedentarismo. Este último fator, é caracterizado pela “falta de atividade física”, e pode ser a causa primária de mais 35 complicações clínicas para a saúde. Na pré-história as atividades humanas dependiam, sobretudo, do movimento, e que para a sobrevivência o homem precisava de força, velocidade e resistência.

Nos dias atuais, devido às facilidades tecnológicas, como controle remoto, jogos eletrônicos, máquinas, escadas rolantes e até mesmo o uso de transportes, como carro, moto, metrô e ônibus, tem aumentado consideravelmente o número de sedentários, que no Brasil já corresponde a 50% da população adulta, sendo que grande número dessas pessoas foram sedentárias na infância. Evidências científicas, nos mostra que a falta de atividade física diária causa diminuição das capacidades funcionais, levando a deterioração da saúde.

Contudo, é consenso entre os profissionais de saúde que a prática regular de atividades físicas, constitui uma estratégia eficiente para a prevenção, manutenção e promoção da saúde, sendo fundamental a implantação de politicas públicas que estimulem a prática de atividades físicas, sobretudo com orientação, em todas as regiões do Brasil.

As tecnologias também podem ser utilizadas em prol da saúde, um exemplo disso é o celular. Na próxima matéria estaremos comentando sobre “como utilizar o celular para aumentar o nível de atividade física e assim promover saúde”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório