Colunistas | Prof. Esp. Melissa de Figueiredo | Festividades x inclusão do aluno com deficiência

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Patrocínio Paulista:- Estamos nos aproximando das atividades juninas nas escolas. Junho é um mês muito festivo pelo mundo todo. Comemoram-se em diferentes lugares do país os santos populares, entre ouras comemorações típicas de cada região. A festa junina, como é conhecida no Brasil, é um momento de confraternização, tradição, alegria e muita brincadeira. Tempo de agito e festa bastante esperado por várias crianças, que gostam de se divertir com os amigos, dançar a famosa quadrilha e ver o entusiasmo dos familiares assistindo as apresentações.

Mas, o que não sabemos, é que para algumas famílias, essas festas podem ser uma oportunidade para se excluírem deste convívio social. Pais relatam que não querem levar os filhos em uma festa na qual eles não sabem dançar e não e não conseguem brincar em barracas. Isso ocorre, em alguns casos, pela falta de preparo de profissionais, ou até mesmo falta de interesse. As escolas precisam rever essas questões.

É preciso incluir de fato, adaptar as aulas e proporcionar a participação efetiva desses alunos com deficiência. Quando isso acontece, vemos resultados brilhantes e exemplos de amor e empatia com o próximo. Já tive experiência em escolas onde os professores e toda equipe gestora se preocupam com os alunos e integram “de verdade”. O resultado é incrível: igualdade respeitando a dificuldade.

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