Colunistas | Prof. Esp. Melissa de Figueiredo | Formação e atuação do profissional Intérprete de Libras

66
0
COMPARTILHAR
Prof. Esp. Melissa de Figueiredo Pedagoga Graduada em letras/libras Pós-graduada em tradução/interpretação de libras Docente de libras (língua brasileira de sinais) Unifran

 

Patrocínio Paulista:- O intérprete de libras deve ser um profissional capacitado e/ou habilitado em processos de interpretação de língua de sinais, atuando em situações formais como: escolas, palestras, reuniões técnicas, igrejas, fóruns judiciais, programas de televisão, etc. A categoria profissional possui código de ética e respaldo institucional, associações de pessoas surdas, Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Federação Mundial dos Surdos, entre outras.

A formação do intérprete de Libras continua em processo de desenvol-vimento. As capacitações técnicas para esse profissional têm sido ofertadas em nível de pós-graduação.

A fluência da língua de sinais é obtida através da prática, sem dispor do aparato teórico que lhe garantirá subsídios para uma graduação especifica na interpretação e tradução da Libras.
O intérprete de Libras tem a função de ser o canal comunicativo entre a pessoa surda e os ouvintes. Seu papel, em qualquer uma das esferas citadas acima, é servir como tradutor entre pessoas que compartilham línguas e culturas diferentes.

Essa atividade exige estratégias mentais na arte de transferir o conteúdo das explicações, questionamentos e dúvidas, viabilizando a participação do sujeito surdo em todos os contextos sociais em que ele estiver inserido.

Na próxima edição, apresentarei para vocês, meus leitores, o papel do intérprete de Libras na sala de aula. Para isso, importante ressaltar que a LIBRAS é considerada uma língua oficial no Brasil, desta maneira, é um direito do surdo utilizá-la durante seu processo educacional. Portanto, o intérprete pode ter papel fundamental no acesso e inclusão da comunidade surda à educação. O intérprete atua como ponte entre o professor, o conteúdo e o aluno dentro da sala de aula.

Podemos concluir que o intérprete desempenha um papel inestimável, pois lida com a comunicação, parte essencial do processo de ensino-aprendizagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório