Colunistas | Prof. Esp. Melissa de Figueiredo | A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SURDA

69
0
COMPARTILHAR
Prof. Esp. Melissa de Figueiredo Pedagoga Graduada em letras/libras Pós-graduada em tradução/interpretação de libras Docente de libras (língua brasileira de sinais) Unifran

 

Patrocínio Paulista:- O desenvolvimento da criança recém-nascida é uma tarefa que envolve a criança e o adulto que dela cuida e seu progresso se dá, de forma geral, de maneira organizada e sequencial. Nesse sentido, as interações e as relações com as pessoas e os sistemas sociais, têm um papel crucial para as suas aquisições e para a construção de formações psicológicas cada vez mais significativas.

A família exerce um papel de extrema relevância na vida e na formação dos filhos. As fases iniciais na formação da família caracterizam-se pela união

do novo casal e, em especial, pelo nascimento do primeiro filho, quando emocionalmente o casal se constitui como família. Esse é um momento de muita tensão e muitas vezes de insegurança para alguns casais, pois esperam que seus filhos nasçam “perfeitos”, sem nenhuma deficiência ou transtorno. Quando, no nascimento ou posteriormente é diagnosticado algo não esperado, a família entra em uma situação que muitos conhecem como “luto” ou isolamento. Essa é uma fase crítica, considerando que a configuração no dia a dia sofre grandes e profundas adaptações no processo de transformação. Nesse momento costuma-se estabelecer uma crise que faz parte desse processo transitório entre sonho e realidade, que pode ser uma oportunidade de crescimento ou não. Surgem as tradicionais preocupações dos pais com relação ao sucesso, aceitação social e independência dos seus filhos.

A comunicação da criança depende em grande parte das interações realizadas com os pais. Estudos comprovam que o aumento da frequência e qualidade das trocas comunicacionais com a criança pode minimizar as consequências da deficiência auditiva. Por outro lado, as confusões emocionais dos pais e a falta de “respostas” esperadas pela criança, podem dificultar o acesso do filho ao universo onde ele vive. Daí a importância em transmitir carinho e amor para essa criança, para que ela se sinta acolhida e amada, e possa desfrutar do que há de mais belo: A VIDA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório