Colunistas | Professor Adhemar | A MORTE é a FRONTEIRA FINAL

70
0
COMPARTILHAR

Conforme disse Woody Allen: “não é que eu tenha medo de morrer. Só não quero estar lá quando isso acontecer”. Então eu que gostava de assistir ao seriado: Jornada nas estrelas, o capitão Kirk estava errado: a morte, e não o espaço, é a fronteira final. E as viagens que cruzam essa fronteira só parecem acontecer em uma direção. Pensar em nada além da morte pode ser mórbido, mas fingir que ela jamais acontecerá é viver em um paraíso de tolos. Em vida, a morte exige a nossa atenção.

Qualquer que seja a sua opinião, a morte é algo que não se pode evitar no dia a dia. Alguns podem dar um jeito de evitar a tribulação, mas a morte permanece sendo uma certeza. E também é uma grande incerteza, embora não haja escassez de crenças sobre ela. Diferentes culturas e religiões a revestem de diversas maneiras, porque o que não pode ser evitado deve ser enfrentado.

Epicuro acreditava plenamente que as pessoas tinham medo de coisas, sobretudo porque não as compreendiam; se pudessem ser explicadas de maneira adequada, então muitas ansiedades simplesmente desapareceriam. Reconhecia que morte era uma das coisas mais temidas e tentava tranquilizar as pessoas de que não havia motivo para se sentirem assim. Não era possível dar um sumiço na morte, mas ele acreditava que podia ajudar as pessoas a vê-la sob a perspectiva correta. Ele resumiu assim sua posição: “a morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte e, quando existe a morte, não existimos mais”. A morte não é um evento da vida. A morte não se vive. A morte não acontece comigo porque eu sou um ser vivo. Quando a morte ocorrer, já não existirei mais. Pode parecer que Epicuro, filósofo, está apenas brincando com as palavras, mas as intenções dele são totalmente sérias. Se a morte não ocorre conosco, porque não é possível, não há necessidade de temê-la. É um evento que ocorre em um mundo do qual eu já parti. A vida após a morte, não é rejeitada por ser uma impossibilidade científica, mas sim lógica. Se você acreditasse que viveria para sempre, levaria a vida de um jeito diferente? Eu espero viver além da morte… O debate continua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório