Colunistas | Professor Adhemar | A VOZ DEIXA UMA MARCA

67
0
COMPARTILHAR

A voz raramente trai. Podemos mentir em nível da fala, mas raramente em nível da voz. A voz de um soprano, de um baixo, de um tenor. Essa voz de artista fascina: não tem um dia, uma hora, em que não ouvimos no rádio aquele cantor ou cantora que encanta as multidões. Já da voz da eloquência raramente falamos, seja a eloquência política, a eloquência do direito, a eloquência acadêmica… Ela já esteve na moda… Ela continua na moda. Nas eleições dos Estados Unidos, a vitória muitas vezes ficou com os mais eloquentes. Até mesmo no caso de Reagan, que não era um gênio… Agora, Obama e Clinton são oradores natos, eloquentes de verdade, ao passo que o pobre Bush… Apesar disso, ele conseguiu se eleger duas vezes. Tem razão. Estou falando de Bush Filho.

Em geral, a eloquência vale muito mais do que imaginamos, mas hoje essa arte está um pouco esquecida. Conhecemos os cantores, mas não conhecemos os eloquentes. Há também uma voz coletiva.

As diferenças observáveis entre um australiano, um norte-americano e um escocês. A voz dos alemães, a voz dos espanhóis, a voz dos italianos, a voz dos franceses…
Agora gostaria de falar sobre os seres vivos que dividem conosco o dom da voz. Os uivos dos lobos, os pios dos pássaros, os relinchos dos cavalos… Você sabe como a língua é rica para qualificar essa voz: “barrir”, “mugir”, “balir”, “grasnar”, “latir”, “arrulhar”, “estridular”… E normalmente não sabemos que a gralha também “crocita”. Essa é a voz dos seres vivos que dividem conosco esse dom, nossos irmãos… animais…nossos irmãos seres vivos, incluindo a flora. Eu gostaria de evocar as vozes de coisas: o lamento do iceberg se partindo, o estrondo da tempestade, o murmúrio do mar, o barulho da maré, o sopro do vento e das tormentas… a voz do mundo. E agora vou dizer uma coisa para vocês: uma pessoa eloquente de verdade é uma pessoa pela qual passam todas essas vozes. A verdadeira eloquência humana deveria ser uma síntese harmônica de todas as vozes: a voz de alguém com paixão, está ouvindo a reprodução humana da voz do mundo. Por trás do que essa pessoa diz, é possível escutar o barulho de fundo dos seres vivos e das coisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório