Cooxupé anuncia abertura oficial da colheita durante evento em Campestre/MG

81
0
COMPARTILHAR

Cooperativa inicia safra em sua área de atuação em Minas Gerais e no Estado de São Paulo

 

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) abriu oficialmente a colheita em sua área de ação – que compreende mais de 200 municípios das regiões do Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e Média Mogiana do Estado de São Paulo – durante a última Unidade Demonstrativa (UD) deste ano, ocorrida em Campestre (MG), na manhã desta sexta-feira, dia 25 de maio. A UD é um ciclo de palestras organizado pela Cooxupé, realizado anualmente de abril a maio, que prepara o produtor para o período da safra.

Para 2018, a meta da cooperativa mineira é receber 5,4 milhões de sacas de café verde tipo arábica. “Neste ano, acreditamos que a safra em nossa área será boa. Não será recorde como ouvimos e lemos a respeito, mas será boa. No entanto, muitos produtores não conseguirão remunerar os custos de produção, uma situação que a Cooxupé vem defendendo nos últimos anos – por conta da necessidade dos preços serem mais condizentes com a realidade e os fundamentos do mercado”, explicou o vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

 

Melo ainda ressaltou aos produtores que, mesmo diante deste cenário, o cafeicultor não deve deixar de participar do mercado, incluindo as opções de futuro. “Orientamos aos nossos cooperados que façam vendas paulatinamente para fazer uma média boa. É muito importante ficar de olho e não perder oportunidades”, completou.

A Cooxupé possui atualmente mais de 14.500 cooperados. Em 2017, a cooperativa recebeu 4,73 milhões de sacas (ano de bienalidade baixa), embarcando para os mercados interno e externo 5,54 mi. Somente para o mercado internacional, 4,05 mi foram enviadas para 48 países em cinco continentes. Entre os consumidores estão Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Suécia, entre outros. As exportações correspondem a 80% das atividades da Cooxupé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório