Cooxupé está no topo das cooperativas agropecuárias de Minas Gerais

370
0
COMPARTILHAR

Em Anuário divulgado pela OCEMG, cooperativa lidera ranking entre as 20 maiores do estado mineiro

 

Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro estão reunidas em mais um Anuário do Sistema OCEMG, lançado em julho, em Belo Horizonte. Entre as 20 maiores cooperativas do ramo agropecuário presentes no ranking, a Cooxupé lidera em cinco dos oito quesitos analisados, sendo: número de cooperados, de empregados, receita total, ativos totais e patrimônio líquido.

A 13ª edição do Anuário também analisou e apontou quem são as 50 maiores cooperativas mineiras, englobando – além do agropecuário – outros ramos de atividades, como: crédito, saúde, transporte, trabalho, consumo, educacional e demais ramos (Habitacional/Mineral/Produção). Neste ranking, a Cooxupé é a vice em número de empregados, em receitas totais e em patrimônio líquido. Em ativos totais ocupa a terceira colocação e em número de cooperados está na 25ª posição. Já ao considerar as cooperativas agropecuárias dentre estas 50, a Cooxupé é a primeira em número de cooperados, em ativos totais e em patrimônio líquido.

 

O Anuário da OCEMG tem como objetivo registrar os principais dados econômicos, financeiros e sociais das cooperativas de Minas Gerais; apresentar indicadores de desempenho que mensurem a eficiência das atividades das cooperativas e os efeitos no desenvolvimento da sociedade; mostrar as tendências do setor; além de ser uma fonte de consulta.

O vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, participou da apresentação do Anuário. “Ter uma entidade bastante atuante em nosso estado é de suma importância para o desenvolvimento cooperativista. A consolidação dos dados analisados apresenta uma dimensão do papel que as cooperativas desempenham e o quanto são relevantes para os cenários econômico, financeiro e social não apenas em Minas, mas no Brasil inteiro. Não haveria outra maneira de fazer uma capilarização de distribuição de renda aos pequenos produtores se não houvesse uma cooperativa. Na Cooxupé, por exemplo, 97% dos cooperados sobrevivem da agricultura familiar sem a cooperativa dificilmente haveria oportunidade para eles participarem de um mercado tão grande e tão abrangente como é o café”, destaca Melo, que ainda comemora os resultados da cooperativa no ranking.

Junto com o Anuário, a OCEMG lançou o aplicativo Cooperativismo em Minas, disponível para os sistemas Android e IOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório