A Creche que deu dignidade a um bairro

200
0
COMPARTILHAR

Creche Eurípedes Barsanulfo

 

Interferir na vida de uma comunidade, colaborar na mudança radical de atitudes, desenvolver na criança qualidades que façam dela uma pessoa de bem, multiplicar possibilidades de fazer as coisas darem certo. Há 45 anos a Creche Eurípedes Barsanulfo faz tudo isso e um pouco mais.

Tudo começou a partir da sensibilidade e do senso humanitário de uma mulher chamada Dulcemira dos Reis Lourenço, conhecida como Dona Nega. Desde a década de 1950, já desenvolvia importante trabalho no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, nos rincões da Chácara São Pedro, zona rural de Franca, de onde surgiria a Vila Europa, formada de famílias de trabalhadores braçais, principalmente lavradores. Em 1973, com o auxílio de Dona Zélia Trajano de Matos, benemérita da sociedade Francana, foi criada a Creche Eurípedes Barsanulfo, num terreno de pouco mais de 200 m², no final da poeirenta Rua “C” do bairro que sequer era regularizado nos cadastros da Prefeitura. O atendimento era realizado precariamente, com água de cisterna e fossa céptica, já que o bairro não tinha qualquer infraestrutura.

O surgimento da creche foi uma alavanca para que os moradores iniciassem um amplo movimento pela legalização da Vila Europa, a fim de que as crianças tivessem o direito a luz elétrica, água encanada e sanitários urbanizados. A legalização do bairro ocorreu em 1975 e isso promoveu outro impulso: a unidade escolar isolada (conhecida como Escolinha) que existia desde 1962, com sala de aula única, às margens da rodovia Franca-Patrocínio Paulista (atual Avenida Miguel Sábio de Mello), foi desativada e deu lugar a imponente prédio municipal onde passou a funcionar a Escola Antônio Constantino, com 14 salas de aula, período diurno e noturno, atendendo a cerca de mil alunos de toda a Região Sul da cidade. Hoje, cedido ao Estado, ali funciona a Escola Pedro Nunes Rocha.

Concomitante, a Creche Eurípedes Barsanulfo foi ampliada em mais um terreno, passando a atender a 45 crianças. O empenho de Zélia Trajano de Matos e um grupo de trabalho, fez com que a pequena unidade se tornasse referência para o bairro. Com a morte da fundadora, um novo grupo, o Instituto Amigos da Vida, passou a administrar a entidade. Com a assunção de Cleomar Naves à direção, um novo e importante impulso, com parcerias, modernização do prédio, ampliação do refeitório, almoxarifado, regularização de área construída e montagem de biblioteca, além de maior inserção da creche junto à comunidade Francana, participando de eventos.

Diretorias sucessivas, comandadas por Fábio Pereira Guilherme e Edmo Ferreira Junior, com a participação de membros da comunidade, implantaram outras inovações, como a criação do berçário, implantação de novas salas de aula, área administrativa e atendimento ampliado para mais de 160 crianças. Mas, o grande salto ocorreu na implantação de uma gestão participativa e voltada para o incremento de políticas pedagógicas inclusivas, aliadas a política administrativa de resultado baseada no controle de despesas, investimento na qualificação de pessoal e profissionalização.

Tudo isso resultou em melhores resultados no processo cognitivo dos alunos, menor rotatividade de funcionários num mercado competitivo em que não é possível pagar salários adequados e á altura do nível dos empregados na rede de creches.

Conectada à mentalidade de que creche é lugar de educar, a Creche Eurípedes Barsanulfo, nos seus 45 anos de existência vem participando ativamente da vida da comunidade. Sua vocação transformadora está preservada. Se nos seus primórdios contribuiu para que a Vila Europa recebesse a atenção básica das autoridades, provocando uma verdadeira revolução na infraestrutura e qualificando a vida dos seus moradores, com a implantação de água, luz e esgoto, agora ela ocupa um papel mais extenso: com educação de qualidade, impulsiona a cidadania, contribuindo para que centenas de crianças e suas famílias adquiram consciência do seu papel transformador.

Localizada à Rua Geraldo Bombicino nº 2780, Vila Europa, telefone 3702-7007, em Franca, a CEB está de portas abertas a todas as pessoas que desejem contribuir, seja financeiramente ou com suas sugestões de como perpetuar o lema de Eurípedes Barsanulfo:
“Educação é tudo, mas sem amor é nada”.

 

NOS AJUDE:
Banco:576 Sicoob
Agencia: 4321
Conta: 2001407-4
Creche Eurípedes Barsanulfo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório