Estudo vai planejar desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Franca

124
0
COMPARTILHAR

Reunião elegeu presidente e vice de Conselho de Desenvolvimento

 

Um estudo pormenorizado das cidades que fazem parte da AUF (Aglomeração Urbana da Região de Franca) vai ser realizado ao longo dos próximos meses para a elaboração de um planejamento de desenvolvimento da região em médio e longo prazo. A Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) vai coletar as chamadas UIT’s (Unidades de Informação Territorializadas), permitindo entendimento aprofundado das características dos municípios e a projeção de suas prioridades.

A medida foi anunciada na manhã desta segunda-feira (30), em reunião que marcou também a eleição do prefeito de Patrocínio Paulista, José Mauro Barcellos (PSDB), como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana. Os conselheiros, prefeitos dos 19 municípios que fazem parte do órgão e representantes de secretaria estaduais, foram empossados e a escolha do presidente se deu por aclamação. O prefeito de Restinga, Amarildo Nascimento (MDB), foi eleito vice-presidente. O regimento interno de funcionamento da AUF também foi aprovado.

“A primeira reunião marcou a consolidação da Aglomeração Urbana de Franca e já contou com uma série de novidades positivas. Os prefeitos Mauro Barcellos e Amarildo Nascimento, com o suporte da Emplasa, vão ser os responsáveis por organizar as bases para que a nossa região avance ainda mais nesse processo de integração e fortalecimento. Avalio que foi um ótimo começo”, disse o deputado estadual Roberto Engler (PSB).

O encontro de instalação da Aglomeração Urbana de Franca teve a participação do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, e do presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, e aconteceu na sede da Acif (Associação de Comércio e Indústria de Franca), que, juntamente com os outros membros do G6 (Grupo Político Econômico Suprapartidário de Franca), foi importante apoiadora do trabalho do deputado estadual Roberto Engler pela criação da Aglomeração Urbana.

 

“Conversei com o secretário Edmur Mesquita e ele saiu muito bem impressionado com esse primeiro encontro. Agradeço, mais uma vez, a ele e ao (Luiz José (Pedretti), por todo o suporte que tem nos oferecido desde os primeiros passos que demos para a criação da Aglomeração Urbana de Franca”, afirmou Roberto Engler.

Criada pela Lei Complementar 1323/2018, sancionada pelo governador Márcio França (PSB), a Aglomeração Urbana da Região de Franca reúne 19 municípios: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. As populações das cidades somam cerca de 700 mil habitantes, segundo o IBGE.

O Conselho de Desenvolvimento empossado nesta segunda-feira (30) é formado por representantes do Governo do Estado e dos municípios que compõe a AUF. Sua função é deliberativa. Caberá a ele estabelecer as regras para a criação do Conselho Consultivo, que contará com representantes da sociedade civil em sua composição.

Os dois conselhos poderão, ainda, de acordo com o regimento de funcionamento da Aglomeração Urbana, criar Câmara Temáticas, para as funções públicas de interesse comum, e Câmaras Temáticas Especiais, voltadas a um programa, projeto ou atividade específica.

Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Roberto Engler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório