Garotos Para a Paz forma sua 3ª turma

173
0
COMPARTILHAR

Programa ampliado atendeu este ano 100 crianças da rede municipal e estadual do município

 

Guaranésia:– Na noite desta terça-feira (05) aconteceu nas dependências do Estação 33 em Guaranésia, a formatura dos alunos integrantes do Programa Garotos Para a Paz, uma parceria entre a Polícia Militar, Prefeitura de Guaranésia através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Sócioeconômico e CONSEP, além de parceiros como Sicoob Credinter, Loja Maçônica Fernando Osório e ACIGUA.

Na ocasião estiveram presentes a Juíza de Direito da Comarca de Guaxupé – paraninfa desta 3ª Turma Dra Cristiane Vieira Tavares Zampar, o prefeito Laércio Cintra Nogueira, o Comandante da 79ª CIA de Polícia Militar PM Major Afrânio Tadeu Garcia, o vice prefeito Diego Eduardo de Castro, O Comandante do Destacamento PM de Guaranésia 1º Sargento Flávio Donizetti Godói dos Santos, o Presidente do CONSEP Sérgio Donizeti Nadaleti, o Secretário Municipal de Educação Prof. Willians Gavioli, o Venerável da Loja Maçônica Fernando Osório César Aparecido Petretti, o Presidente da ACIGUA Paulo da Silva Carlos e o Pastor da Igreja Evangélica Comunidade Cristã Arca Paulo Rezende Jr, contando com a ilustre participação da Banda de Música do 29º Batalhão de Polícia Militar de Poços de Caldas.

As aulas tiveram início em agosto último e ao longo destes meses além das aulas dentro da grade curricular do Programas (Educação no Cotidiano, Prevenção ao Uso de Drogas, Ética e Cidadania, Chefia e Liderança e Educação Ambiental), os alunos puderam participar de atividades sociais e recreativas como a participação no tradicional desfile do Aniversário de Guaranésia além de passeios sócio educacionais como ao Corpo de Bombeiros em Guaxupé e ao Parque WaterWorld em Poços de Caldas, sempre com o apoio do Governo Municipal.

Em sua fala o prefeito Laércio enalteceu a iniciativa do Programa e a seriedade com que é gerido através da incansável batuta de Sargento Godói e dos soldados PMs que atua diretamente na formação daquelas crianças. Destacou a iniciativa do Governo Municipal em apresentar um Projeto Lei que institui o Programa Garotos Para a Paz no Município de Guaranésia e desta forma mantém sua estrutura com direcionamento de recursos para sua realização, pois entende que um Programa desta envergadura e de tal importância sócio educacional dede ter continuidade.

Parabenizou os formandos e todos os familiares presentes, citando da emoção da participação pessoal no Programa desde a entrega dos uniformes ocorrida ainda no mês de setembro, percebendo a emoção nos “olhinhos” de cada uma das crianças.

Sargento Godói agradeceu aos parceiros e grandes promotores do Programa, que não mediram esforços em apoiar a causa e visivelmente emocionado, disse que era mais uma missão cumprida e com muita alegria tinha ali a sua frente 100 jovens que com certeza iriam trilhar pelo caminho do bem. Agradeceu a Dra Cristiane pelo apoio incondicional quando ainda estava a frente da Comarca de Guaranésia e aos demais parceiros que sempre souberam auxilia-lo quando solicitados.

Para o próximo ano, há previsão de realização de duas turmas, sendo a primeira entre março e junho e a segunda, entre agosto e novembro.

Programa foi premiado em Belo Horizonte
O Comandante do Destacamento PM de Guaranésia Flávio Donizetti Godói dos Santos esteve em junho de 2016 na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde o Programa Garotos para a Paz foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito Grau Ouro, premiação mais alta da SEDS, dado o relevante alcance social atingido desde sua implantação.

O Programa concorreu no Congresso Mineiro de Prevenção e dentro vários outros apresentados, ganhou notoriedade devido ao seu caráter sócio educativo e conduta dotada junto aos vários alunos participantes do programa, desde sua implantação no município de Guaranésia.

O Programa
O Programa “Garotos para a Paz” foi idealizado pelo Major QOR Nelson Valério no ano de 2002 na cidade de Piumhi e já foi implantado em cidades da região como Alpinópolis, Cássia, São Roque de Minas e Doresópolis, entre outras.

No município de Doresópolis o programa já esta em prática há quatro anos, sendo referência no Estado, tanto o incentivo de órgãos governamentais com apoio de entidades, para sua implantação em outras localidades, seguindo os mesmos moldes de seu surgimento.

O projeto consiste em resgatar a cidadania das pessoas, orientar as crianças sobre a convivência em sociedade, ou seja, é um suporte na formação de bons cidadãos.

Participam crianças com a faixa etária entre 09 e 12 anos. Elas além de praticarem várias atividades, participam de aulas onde são apresentadas entre outras disciplinas Educação no Cotidiano, Prevenção ao Uso de Drogas, Ética e Cidadania, Chefia e Liderança e Educação Ambiental.

ASCOM Prefeitura de Guaranésia
A Cidade da gente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório