Grupo Máscaras é premiado em Festival Internacional de Teatro

311
0
COMPARTILHAR

 

Guaranésia:- O Grupo Máscaras participou, nos dias 27,28,29,30 de abril e 1° de maio, do 8° FETUBA – Festival Internacional de Teatro de Ubá/MG com o Espetáculo EUS na categoria Drama! EUS disputou com mais 11 espetáculos de varias cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Moçambique da África! O Grupo Máscaras recebeu 03 indicações a prêmio (ficando entre os 3 melhores) com Bruno Dalbelo a melhor ator, Bruna Emiliano a melhor atriz e melhor espetáculo. A alegria foi ainda muito maior, pois o espetáculo trouxe para Guaranésia o Prêmio de melhor direção da categoria para Mauro Cesar (Maurinho Máscaras) e o Prêmio Especial do Júri como Melhor Coreografia Cênica do Festival! O elenco de EUS é formado por Anna Paula Santana, Bruna Emiliano, Bruno Dalbelo, Luciani Santos, Rafaela Carolina e a direção de Maurinho Máscaras!

 

O Espetáculo
“EUS” é o resultado de uma pesquisa corporal que o Grupo Máscaras vem desenvolvendo desde novembro de 2016 utilizando textos de Fernando Pessoa! A pesquisa do grupo passeia pelo teatro de Grotowski, onde o ator é o principal elemento da cena através de sua ação corporal e vocal, eliminando elementos como cenário, iluminação, deixando o espaço expressamente reservado ao público e atores, sem divisão. EUS traz uma roupagem diferente, emocionante, envolvente, num formato novo onde platéia e atores se misturam e vivem o universo conturbado de um dos maiores poetas da história! O espetáculo procura mostrar ao espectador os vários “eus” que compõem a figura humana, levando-o ao questionamento de qual é o seu verdadeiro “eu” interior, sem suas várias mascaras que o mecanizam. Eus traz poemas de vários heterônimos de Fernando Pessoa, destacando Bernardo Soares, um dos poucos a ser considerado seu homônimo (Livro do Desassossego). O ator performer traz o desconforto e ao mesmo tempo a paz aos espectadores, que já não são mais passivos tendo a ação sendo realizada ao seu redor. A música nos remete a um ritual muitas vezes xamânicos, outras um rito celta, mas transportando atores e platéia a outro nível de absorção.

“O ator é uma espécie de feiticeiro que, para agir mais poderosamente sobre o espírito do espectador, se mistura a ele… A sala é a cena, a cena é toda a sala. Não há mais espectadores passivos: eles são integrados ao espetáculo, os atores caminham próximos a eles, atuam ao lado deles e através deles.” (Temkine)

 

Agradecimento
O Grupo Máscaras agradece o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Guaranésia e ao vereador Felipe Laudade.
“Temos em nós todos os sonhos do mundo!” Evoé!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório