Instituição Espírita Beneficente “Amor e Caridade José Pedro de Freitas”

519
0
COMPARTILHAR

“Despertar o potencial intelectual e divino de cada ser que pela instituição passar”.

Contatos para doações e voluntariado – whatsapp: (16) 99464.2902 [André] ou Facebook: Cantinho Amor e Caridade – Conta bancária para doações financeiras: Cooperativa SICOOB – Agência: 3214 | Conta: 000032507-4

 

Visitamos o espaço Cantinho Amor e Caridade, que está localizado no Jardim Aeroporto II, e fomos recebidos pelo André Cabral, que integra um grupo de voluntários que trabalham em favor do próximo, na mais simples proposta de atender quem mais necessita.

Terceiro Setor – Como tudo começou?
André Cabral – Nós éramos um grupo de 10 amigos, independentes, autônomos, que fazia um trabalho voluntário, nas ruas do bairro Santa Bárbara e Jardim Aeroporto II, distribuindo todos os dias à noite, alimentos para as pessoas nas ruas, principalmente para as crianças. Lanches, leite, frutas e levava uma palavra que ajudava muito. Ás vezes, realizávamos mutirões para reformar casas muito precárias, insalubres. Ficamos, mais ou menos, uns 02 anos na rua. O trabalho era liderado pela Luciana Ribeiro, que chamava o pessoal para vir. Foi ela quem começou com este trabalho nas ruas.

A atividade começou a ser bem conhecida no bairro. A partir daí, surgiu uma oportunidade em um prédio que estava inativo e disponível para se realizar uma atividade social. O prédio precisava de algumas reformas e melhorias para proporcionar condições de realizar as assistências. Já pensávamos em ter um espaço. Então, vieram conversar com a Luciana Ribeiro e, com a proposta de realizar um trabalho social, nos doaram o prédio.

A equipe que integra a Casinha do Pão, no início, nos ajudou, norteou e orientou na melhor maneira de começar do zero os trabalhos aqui. Então, fomos nos estruturando. Criamos a diretoria, oficializamos e legalizamos tudo o que tinha que legalizar, para começar de fato, uma “ONG” e uma casa espírita também. Foi assim que começou.

Focamos primeiro na reforma da casa. Como você pode ver hoje, o espaço está consertado, pintado, organizado, limpo. Aos poucos, tudo foi se organizando para o início do trabalho. A primeira atividade que realizamos aqui e que tem até hoje, é a distribuição de refeição. Nós recebemos doações de restaurantes da cidade. A comida já vem pronta e montamos as marmitas e distribuímos. As coisas foram acontecendo. Todos os dias à tarde, de segunda a sábado, tem este encontro com a comunidade, aproximadamente 100 pessoas entre crianças, adultos e idosos, não apenas para a entrega das marmitas, mas, também para uma orientação para esclarecer, apoio, uma palavra, para educar corpo, a mente e a alma. Chegaram novos projetos de voluntários com cursos: capoeira, aulas de Yoga e meditação com a Daniela e a Vanessa; tratamento com abelhas ‘’Apiterapia’’, aplicação de Reiki e Massagens energéticas em crianças; cursos profissionalizantes esporádicos de salgadinhos, doces, chocolates, visando uma geração de renda para a comunidade; cursos de gestantes para os cuidados necessários para a saúde e planejamento familiar. A casa está sempre aberta para novos parceiros e voluntários para integrar a nossa equipe.

 

Terceiro Setor – Quanto tempo existe o espaço e como vocês sobrevivem?
André Cabral – O Cantinho tem 05 anos. Temos 03 promoções anuais: a do sorvete, a feijoada e mais no meio do ano a promoção da pizza. No final do ano realizamos um evento cultural, em um espaço maior, com a renda revertida para casa.

Terceiro setor – Como ajudar o Cantinho Amor & Caridade?
André Cabral – Como voluntário, com doações como móveis, eletro doméstico, roupas e calçados em bom estado, alimentos e brinquedos, porque aqui frequentam muitas crianças e realizamos festas sazonais como dia das mães, dia das crianças, Natal e então distribuímos nestas datas. Também financeira, por depósito bancário ou participando das promoções.

 

Terceiro Setor – Gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
André Cabral – Fazer o voluntariado faz muito bem, tanto para as pessoas que precisam como para cada um de nós. O mundo está precisando de pessoas que ajudem o próximo e não é só nas periferias, mas ao nosso redor. É muito importante estar compartilhando o conhecimento, o carinho, o amor, tanto para a evolução do outro como a nossa mesmo. Existem muitos espaços precisando desta ajuda e o Cantinho amor & Caridade é um deles.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório