Kumon Patrocinio Paulista incentivando a autonomia da criança

259
0
COMPARTILHAR

O Kumon é uma metodologia que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Criado por um professor de matemática e pai, preocupado com o processo de aprendizagem do filho, o método estimula o aluno a gostar de aprender e a se sentir seguro no processo de aprendizagem. A grande inovação do nosso método está no fato de não se ensinar ao aluno como resolver o material proposto. Ele é estruturado de forma a fazer com que o aluno solucione os exercícios sozinho.
Independente de idade ou da série escolar em que seu filho esteja, ele começará os estudos por questões simples para, aos poucos, passar a ter contato com questões mais complexas, sempre adequadas à sua capacidade. Desta forma ele terá sempre condições de alcançar a nota 100 (nota máxima). O objetivo é desenvolver no aluno a autoconfiança, o interesse em estudar e aprender por si até que consiga chegar ao seu desempenho máximo. Assim, em cada estudo realizado, ele poderá sentir a satisfação e dizer para si mesmo: “Eu consegui!”, experimentando a alegria de aprender e de expandir, cada vez mais, sua própria capacidade.
Temos 4 características em nosso método.
*Individualizado conforme a capacidade
*Avançar pelo autodidatismo
*Material didático que evolui em ritmo suave
*O papel do orientador.

O Kumon desenvolve uma sólida capacidade de cálculos, resultando em uma melhora do desempenho escolar
Independente da idade ou da série escolar que seu filho esteja, ele começará por materiais nos quais facilmente alcançará a nota 100 (nota máxima). E avançará para os próximos assuntos sempre mantendo seu desempenho máximo. Estudando dessa forma, o aluno poderá desenvolver uma sólida capacidade de cálculos.
Desenvolvimento da capacidade de calcular com exatidão e rapidez
Em Matemática, os conteúdos são totalmente interligados: quem não domina tabuada, terá sérias dificuldades em realizar contas de divisão. Por isso, para seguir evoluindo tranquilamente mesmo em conteúdos mais complexos, é importante possuir habilidades básicas, como calcular correta e rapidamente contas como adição. As crianças estudam tendo como objetivo conseguir resolver os exercícios dentro de um tempo determinado, desenvolvendo, assim, a capacidade de calcular com rapidez e exatidão.
Desenvolvimento da capacidade de calcular conforme as regras de cálculo
Nos cálculos matemáticos, existem procedimentos e regras que devem ser seguidos. O método Kumon, ao apresentar inicialmente operações fáceis, permite que o aluno vá percebendo as regras e tenha segurança em aplicá-las.
Desenvolvimento da capacidade de autocorreção, seguindo o raciocínio usado na resolução
No Kumon, quando o aluno comete um erro, ele não apaga toda a resolução para depois refazê-la. Isto porque é importante que o aluno tente revisar a resolução para conseguir detectar por si onde errou, corrigindo somente esse trecho.
Além da melhora no desempenho escolar, a continuidade dos estudos desenvolve capacidades úteis para o futuro
*Desenvolve a capacidade de análise matemática, interpretando o significado das informações contidas nos números e fórmulas.
*Desenvolve capacidade de relacionar os conteúdos, fazer associações, levantar hipóteses e tentar soluções, de modo lógico.
*Desenvolve uma sólida capacidade de leitura, resultando em uma melhora do desempenho escolar
*Desenvolve uma sólida capacidade de leitura. Este conceito baseia-se em quatro capacidades, que são desenvolvidas pelo nosso método de ensino de Português: ter um rico vocabulário, domínio da estrutura frasal, saber interpretar, ter compreensão na leitura.
Desenvolvimento de um rico vocabulário
No Kumon, a aquisição de vocabulário acontece naturalmente. O aluno não aprende palavras novas de forma isolada; elas aparecem inseridas em um texto ou contexto específico, o que facilita a compreensão destas palavras pelo aluno.
Desenvolvimento da capacidade de interpretação
Como o material apresenta muitas obras da literatura infantojuvenil, os alunos têm contato com textos de diferentes gêneros e assuntos de seu interesse, cultivando, assim, a capacidade de interpretação de modo prazeroso.
Desenvolvimento da capacidade de compreensão da leitura
A compreensão do que se lê é indispensável para o aprendizado de todas as demais disciplinas e de coisas novas ao longo da vida. Aqui, esta capacidade de leitura é desenvolvida de forma natural. Temos uma bibliografia recomendada com obras dos mais diversos gêneros e estilos, e de grande aceitação do público infantojuvenil. São mais de 60 livros disponíveis nas unidades.
Além da melhora no desempenho escolar, a continuidade dos estudos desenvolve capacidades úteis para o futuro
O método Kumon não ajuda somente na melhora do desempenho escolar. Quando o aluno estuda aqui, desenvolve o poder de síntese um ponto central no desenvolvimento da capacidade de leitura.
Com a continuidade dos estudos, essas capacidades formarão a capacidade de comunicação tão necessária na vida adulta e profissional de seu filho.


COMPARTILHAR
Próximo artigo7 anos de Center Cel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório