MITOS E VERDADES SOBRE A INTOLERÂNCIA À LACTOSE

98
0
COMPARTILHAR

Entenda como funciona a doença que já afeta 65% da população mundial

 

O leite de soja é uma boa opção para os intolerantes, já que pode ser encontrado com facilidade nos supermercados. Foto: Larissa Caliari

A intolerância à lactose ocorre quando existe a redução da produção da enzima que quebra o açúcar do leite, chamada de lactase. A intolerância pode ocorrer em maior ou menor grau, mas estima-se que atualmente 65% da população mundial possui alguma dificuldade para digerir a lactose. No Brasil, o número é um pouco menor, de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, 35% da população do país convive com a intolerância. Os sintomas dessa doença são diversos, e vão desde inchaço abdominal até diarreia.

De acordo com Adriane Moraes, professora da Unicamp e doutora em Alimentos e Nutrição, “a deficiência na produção da enzima que quebra a lactose pode acontecer ao longo da vida ou pode se apresentar desde o nascimento. Dependem disso fatores genéticos e de saúde. Por exemplo: uma pessoa que tenha diarreias intensas por muitos dias pode ficar momentaneamente intolerante à lactose e depois voltar a digerir bem esse açúcar”.

Portanto, em alguns casos existe cura para a intolerância, mas aquela que existe em decorrência de um fator genético acompanha a pessoa ao longo da vida. Ainda assim, a inexistência da cura não acarreta maiores problemas para os intolerantes, já que a lactose não é essencial para a nutrição humana. Portanto, não existe prejuízos para a saúde dos intolerantes nos casos em que os produtos que contém essa substância são evitados.

Além disso, já existem soluções para que seja possível o consumo de lactose, como os comprimidos de enzima lactase e os alimentos lácteos que tem a enzima já quebrada. Nesses casos, a enzima natural existente no corpo humano é substituída pela artificial, que realiza a função da mesma forma que ocorreria no processo de digestão. A lactose é quebrada através do processo de hidrólise e transformada em outros dois açucares: a glicose e a galactose.

Adriane ainda ressalta que o mercado tem oferecido novas opções de produtos para os clientes intolerantes. “Existem produtos com redução de 90% da lactose e produtos com redução de 100%, zero lactose”. Os intolerantes ainda podem recorrer aos leites vegetais, como o leite de coco ou o leite de soja, que também podem ser utilizados para substituir o leite animal nas receitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório