Plano Mococa 2050 a todo vapor: cerca de 500 pessoas participaram do Eixo Temático Agronegócio

85
0
COMPARTILHAR

Foi com o teatro municipal Pedro Ângelo Camin lotado que Mococa recebeu mais uma ação do Plano Mococa 2050: o Eixo Temático Agronegócio

 

Mococa: – O projeto é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial do município em parceria com empresários, instituições e prefeitura, que busca impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade através de diferentes estratégias entre elas estão os Eixos Temáticos, painéis que abordam conteúdos diversificados que vão nortear as ações que almejam construir o futuro de Mococa.

Na noite de segunda feira (29 de outubro) produtores, estudantes, empresários e profissionais ligados ao setor rural de Mococa e região participaram do encontro que que teve como objetivo apresentar o potencial do agronegócio que atualmente é uma das atividades que mais contribui com a economia brasileira.

O tema foi conduzido por Paulo Herrmann, presidente de uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas e construção do mundo, a John Deere.

Engenheiro agrônomo com MBA em gestão de negócios, Paulo Herrmann abriu a palestra com números que representam o cenário atual do setor no Brasil. Segundo ele, o PIB (Produto Interno do Brasil) do agronegócio hoje responde por pouco mais que 20% da atividade econômica do país, entretanto ressalta que nos próximos anos o potencial da agricultura brasileira pode e deve ir muito além.

O presidente da multinacional trouxe para o encontro as grandes revoluções da agricultura, como o plantio direto na palha, um sistema de produção que substitui os métodos convencionais através de um manejo de solo que mantém na superfície a palha e restos de vegetais e outras culturas desenvolvido na década de 70. Também falou sobre as safras iniciais de soja e a integração da lavoura com a pecuária e a floresta.

Os diferentes desafios do agronegócio também foram apontados pelo palestrante como a conectividade, um recurso apontado como extremamente fundamental para que o produtor rural tenha novas possibilidades no campo.

Dentro deste contexto, Paulo destacou ainda a importância da capacitação tendo em vista que hoje as tecnologias estão em constantes avanços.

Durante o evento, Washington Braga, mestre e doutorando em engenharia de produção, apresentou um levantamento da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), um órgão da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo que indicou a produtividade rural em Mococa.

Também especialista em qualidade e produtividade, Washington é professor e coordenador do curso superior de tecnologia em agronegócio da Fatec Mococa, instituição de ensino que apoia o Plano Mococa 2050 e hoje é a pioneira no município na qualificação de profissionais para atender as demandas do Agronegócio através do curso que a partir de 2019 passa a ser em horário noturno.

Além da palestra, o Eixo Temático também reuniu uma exposição de escolas e empresas com atividades e serviços voltados ao setor entre elas as concessionárias Somassey Tratores e a Terraverde da John Deere de Casa Branca, o Lar Maria Imaculada e a Fatec Mococa.

O tema agronegócio volta a ser discutido no próximo dia 10 (sábado) desta vez na Fatec Mococa onde acontece o primeiro encontro Agronegócios Mococa 2050 para discutir as demandas e oportunidades para o desenvolvimento do setor no município.

O evento será a partir das 7h30 (manhã) e estão convidados a participar empresários, profissionais e organizações ligadas direta e indiretamente ao agronegócio da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório