Relembrar faz bem | Fundador da imprensa em Monte Santo de Minas

124
0
COMPARTILHAR

José Villela fundador da imprensa em Monte Santo, juntamente com João Frade Baia. Fundador ainda dos jornaes “A Reacção”, orgam de oposição ao governo do Estado, e “A Voz do Sul”, jornal de propaganda civilista.
José Villela ocupou por algum tempo o cargo de juiz municipal suplente desta comarca, por nomeação do governo, como também, diversas vezes, o de promotor de justiça interino.
É autor de dois livros já conhecidos, “Crimes e criminosos de minha terra” e “Cometa de Halley” opúsculo que publicou ainda este anno e que mereceu os mais francos elogios da imprensa mineira. Tem escripto outro livro, “O Milagre da Cascata”, obrinha que já tivemos ocasião de ler e que, uma vez dada a publicidade, servirá para mais recomendar ao público esse moço talentoso e de grande cultivo cuja vida tem sido um bem para a sociedade e um bem para as letras.
Em Monte Santo goza José Villela de grande e merecida estima, já pela sua lúcida inteligência, já pelo seu grande e bello coração, não havendo aqui, podemos afirmar sem medo de contestação, quem não bendiga o seu nome querido, querido pelos grandes, querido pelos pequenos e fracos, que sempre encontraram nelle uma mão caridosa e amiga.
Como chefe de família, não pode haver melhor nem mais amoroso aos seus. A prova temol-a no seu distinctissimo filho Antonio Villela, que apenas com vinte anos de idade, é um verdadeiro homem em nossa sociedade.
José Villela, modesto por índole, nunca procurou se elevar senão pelo seu trabalho honesto e esforço individual na imprensa, que lhe tem sido, como ele próprio nos tem dito, a única escola de que pôde se servir para apprender o que agora nos ensina. (Esta última frase é nossa ).
Transcrito da Revista
Sul-Mineira
Pesquisa: Maria Zelia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório