Relembrar faz bem | A grande noite das Audições de Piano

135
0
COMPARTILHAR

Aproveitando as homenagens pelo centenário de nascimento da Professora Fúlvia Carvalhais de Freitas, puxo o fio da minha memória e me recordo com muito saudosismo das Audições de Piano tão bem preparadas por ela e por sua filha: Professora Dulce Alice de Freitas Ferracin.
Estes espetáculos musicais eram realizados sempre no Minas Clube no início de dezembro, ocasião em que os alunos de piano tinham a oportunidade de apresentar às famílias o seu progresso e domínio no teclado. As audições eram aguardadas ansiosamente pelos familiares dos alunos e por amantes da música clássica.
A partir de agosto, as obras eram minuciosamente escolhidas e era hora então de começar os intermináveis estudos para que cada aluno, iniciante ou não, pudesse tocar de cor e sem titubear gêneros de compositores diferentes.
O palco era decorado quase sempre com motivos natalinos e as cadeiras, dispostas uma ao lado da outra, formavam três fileiras, onde os alunos ficavam sentados por ordem de tamanho.
É bom salientar o bom gosto e o primor na maneira como se vestiam os alunos nesta noite… As meninas sempre graciosas com vestidos mimosos e os meninos, elegantes, de calça e camisa de mangas longas.
À frente, à direita do palco e um pouco virado para que o som fosse ouvido a contento, ficava o piano afinadíssimo aguardando os executantes.
Na primeira fileira, bem ao lado do piano, sentava-se, sempre impecável, a Professora Dulce Alice de Freitas Ferracin que ao final de cada apresentação musical de seus alunos, fazia gestos de aprovação com a cabeça. A plateia, toda atenta, contrastava seu silencia com muitas palmas vibrantes ao ouvir da narradora o nome do pianista e a obra escolhida para executar naquela Audição.

Entremeando os números do programa, alguns poemas eram também declamados pelos alunos, ensaiados com rigor por D. Fúlvia que se esmerava na entonação de voz em cada verso, bem como nos gestos que deveriam acompanhar a declamação.
Ao final de cada audição, era o mesmo sucesso de sempre…
Guardo bem vivos na minha memória, os acordes do piano, o orgulho dos pais, as palmas calorosas da plateia, os poemas tão bem escolhidos, o nervosismo próprio dos alunos antes de cada apresentação ao piano, bem como o alivio depois de concluído com êxito sua execução…
E pra terminar, só posso dizer duas coisas: Que saudade das Audições de Piano… Que falta que a D. Fúlvia faz!
Pesquisa: Maria Zelia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório