Relembrar faz bem | Os Homens Importantes de Monte Santo, em 1874 – Parte final

153
0
COMPARTILHAR

“Na crônica anterior havíamos prometido aos nossos possíveis leitores uma relação tanto circunstanciada quanto perfeita das pessoas preponderantes do nosso velho Monte Santo do ano da graça de 1.874…” – Continuação:

Alfaiate: José Eugênio da Apresentação – Carpinteiros: Alexandre da Costa Ramos, Joaquim Lopes e Joaquim Pinto do Espírito Santo – Ferreiros: Antonio Ferreira Rocha e Manuel Ferreira de Azevedo – Hotéis: Domiciano Rodrigues da Silva, José Caetano Vasco e José da Silva Neivas – Rancheiros: Domiciano Rodrigues da Silva e José Caetano Vasco – Sapateiros: Antonio José de Mesquita, Francisco Rodrigues da Silva, Ladislau Ferreira Lopes e Manoel Umbelino dos Santos – Tropeiros: João Barbosa de Castro, João Mauricio de Souza, Luís Xavier da Costa, Miguel Eugênio da Luz, Pedro José Gomes e Tomaz Ramos da Silva.

Eis o Monte Santo de 1.874 e os seus homens mais representativos, que fizeram a geração dos nossos avós, que engrandeceram a nossa terra e a tornaram rica e próspera. Não há melhor maneira de cultuar-se a memória desses lídimos construtores do progresso de Monte Santo senão exumado ao olvido a sua lembrança comovedora e tornando-a atual às jovens gerações de hoje. Aqui, pois, nasce um apelo a todos aqueles montessantenses que nos quiseram ajudar numa tentativa de reconstruir a história completa de nossa terra; se acharem entre esses venerandos nomes que apontei algum parente e tiverem noticias sobre eles mandem-nos para mim, que as coletarei e as devolverei, através destas colunas em crônicas historiográficas montessantenses. Ficarei aqui em são Paulo aguardando respostas ao meu apelo. De minha casa (Alameda Fernão Cardim, 401 em 17- XI-48.

Audax
Pesquisa: Maria Zelia
Matéria do Professor Carrato, transcrito do Jornal Nova Era, de 27 de Novembro de 1948.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório