Secretaria de Cultura lança Guia do Patrimônio Cultural e Bens Inventariados de Guaranésia

93
0
COMPARTILHAR

 

Guaranésia:– Foi lançado nesta quarta-feira (29) o Guia do Patrimônio Cultural e Bens Inventariados de Guaranésia, que neste momento em formato digital (on line) apresenta a relação do Patrimônio de Bens Inventariados, organizado ao longo deste ano.

Num segundo momento, este documento será publicado no formato cartilha e distribuído no município (escolas, bibliotecas, entidades, etc), reunindo pesquisas do Prof. Me. Ivan Soares David, desde 2002.

O guia tem o objetivo introduzir a temática do nosso Patrimônio Cultural Tombado e Inventariado de forma clara e objetiva para que os estudantes consigam utilizar, além das pessoas que atuam na área. “Ele é breve, e apresenta os importantes Bens Culturais da nossa cidade e que estão protegidos”, diz.

A antiga Estação da Mogiana, o Centro Cultural e seus projetores, são alguns dos destaques.

O historiador explica que para conseguir o tombamento histórico de um “Bem” se considera questões como a arquitetura, as obras, a relação com a comunidade e a origem dela. Verifica-se ainda a relação de religião e hábitos culturais, que entram como patrimônios imateriais. Ivan afirma que qualquer pessoa pode pedir o tombamento. “No caso de Guaranésia, temos nove bens tombados e dezenas inventariados visando a sua preservação.”
“O presente Guia do Patrimônio Cultural e Bens Inventariados de Guaranésia, MG 2017 vem enriquecer o nosso conhecimento conduzindo, dessa forma, a uma colaboração mais eficaz com o povo guaranesiano, especialmente na proteção e perpetuação do nosso patrimônio cultural”, finalizou o historiador.

Para ter acesso ao Guia do Patrimônio Cultural e Bens Inventariados de Guaranésia acesse este link https://e.issuu.com/embed.html#2658477/55853483
ASCOM Prefeitura de Guaranésia
A Cidade da gente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório