Setembro: o mês azul, o mês da esperança.

173
0
COMPARTILHAR

Professoras Luciana Moreira Motta Raiz, Sueli Ramalho, Melissa De Figueiredo Silva e Maria Georgina Tonello.

 

Setembro é um mês de grande relevância para a comunidade surda, pois comemora-se grandes conquistas e lutas marcadas pela força desse grupo, que busca uma história de reconhecimento e direitos na sociedade. Esse movimento ficou conhecido como setembro azul. O mês foi escolhido para ser mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas que refletem a história de lutas e conquistas da comunidade surda. Dentre elas, podemos destacar o congresso de Milão, que ocorreu entre 06 e 11 de setembro, quando houve a proibição do uso das línguas de sinais na educação dos surdos.

O dia nacional do surdo que é comemorado em 26 de setembro e o dia internacional do surdo, comemorado em 30 de setembro. A cor azul representa para a comunidade surda dois momentos históricos. O primeiro momento é o período da segunda guerra mundial, em que os nazistas identificavam as pessoas através de uma faixa de cor azul, fixada no braço. O segundo momento simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história. Mas, mostra também o orgulho de ser surdo, de fazer parte de uma história, de uma cultura e de um povo.

E para celebrar esse momento tão especial, Franca recebe pela primeira vez Sueli Ramalho, que esteve presente na jornada da Educação Física da Universidade de Franca. Sueli é surda profunda bilateral e já teve contato com mais de 32 línguas de sinais. Nascida em uma família de 03 gerações de surdos, sendo seu filho o único ouvinte, se tornou palestrante, atriz, escritora, consultora, intérprete e professora de libras. O evento aconteceu no último dia 03/09 e reuniu alunos e professores. Foi um momento de muita informação e aprendizado. Gostaria de registrar meu agradecimento à Universidade de Franca e à Profa. Dra. Luciana Moreira Motta Raiz, que não mediu esforços para que o evento acontecesse. Esse é o reflexo da educação com foco no desenvolvimento dos alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório