Sociedade Italiana

181
0
COMPARTILHAR

Sociedade Irmãos Fratelli Italiana de Franca

A tradicional Festa da Achiropita tem uma história marcante no Terceiro sector, pois movimenta um grande evento com a participação da sociedade. Vamos saber um mais desta história conversando com o Sr. Pedro Tasso:
Qual o principal motivo ou necessidade de formar este grupo denominado Irmãos Fratelli?
Pedro Tasso – A Sociedade Irmãos Fratelli, tem um olhar especial para as Entidades do Terceiro Setor de Franca. Quando implantou este, já tradicional e tão esperado evento Francano, a Festa de Nossa Senhora Achiropita. Reconhecido como um grandioso ato de solidariedade e responsabilidade Social, disponibilizando a oportunidade para várias Instituições Beneficentes Locais, trazendo para a comunidade de Franca e região, a tradição da Gastronomia Italiana. Do ponto de vista das entidades, o principal propósito na participação no evento, é a angariação de recursos. Aos olhos da comunidade como visitantes quem já vem ao longo dos anos visitando o evento, podem apreciar as delícias dos pratos típicos, um ambiente familiar, a beleza cultural, e uma das poucas oportunidades onde a família Francana pode usufruir desse espaço, com segurança e tudo mais.

Como Classifica estes quesitos? Fale um pouco de cada um.
Pedro Tasso – Espiritualidade: – Nossa Comunidade, não tem distinção de crédulo ou crença, somos irmão fraternos. Quanto ao evento trazer o nome de Nossa Senhora Achiropita, Santa Italiana, se deve a inspiração de desenvolver aqui em Franca, na tradicional Festa de Achiropita, todos os anos, no mês de Agosto.
Pedro Tasso – Gastronomia: Além da qualidade e costumes, é uma maneira de valorizar nossa cultura, ser um motivo a mais de reunir toda comunidade Italiana e a família Francana para comemorar o evento.
Pedro Tasso – Cultura: Vimos oportunidade de mostrar, com muito carinho, os costumes e hábitos da cultura Italiana, não só na Gastronomia, mais nas cores da bandeira, por isso a decoração do espaço, uniformes, e principalmente, na música.
Pedro Tasso – Responsabilidade Social: Há 16 anos, exatamente em 2001, quando os membros da Sociedade Irmãos Fratelli, decidiu desenvolver a filantropia. Lançamos a ideia de um projeto, onde pudéssemos proporcionar às entidades locais, meios de trabalhar para se ajudarem. Acreditamos que não devemos dar o peixe, e sim ensinar o pescador a pescar. Com certeza, o resultado ou objetivo alcançado será de muito mais valor, e bem aproveitado, de acordo com a proposta ou necessidade de cada entidade. Montamos toda a estrutura, e garantimos todo o suporte e condições para que possam ter bons resultados. Não exigimos prestação de contas, sobre os valores arrecadados, mais tem sido sempre positivo, ainda é uma forma de levar ao conhecimento de toda a Sociedade de Franca, o trabalho das entidades.
Quantas entidades participam hoje?
Pedro Tasso – Por volta de 20 entidades Beneficentes estarão compondo a praça de alimentação este ano. Já estamos nos preparativos, a cada ano procuramos melhorar cada vez mais.
Quando será realizada a festa neste ano?
Pedro Tasso – A 16ª Festa acontece nos dias 18,19 e 20 de Agosto, contando com um público bem maior que o ano de 2016, esperando um bom tempo, grande presença e atração musical nos Shows do evento.

Qual a participação e apoio dos Lojistas na realização do evento, visto que é realizado no calçadão?
Pedro Tasso – Tem sido bem colaborativo, já foi mais difícil, tem melhorado. De um modo geral. As próprias entidades têm a cada ano, procurado cativar e mudar o conceito dos comerciantes locais, tem sempre um ou outro que reclama, mas olhando o lado positivo, temos apoio, principalmente do Magazine Luiza, que todo ano é um dos parceiros no evento. Procuramos desenvolver, sempre um planejamento antes e durante o evento, orientando a todos os participantes a zelar, pela organização, higienização de cada espaço, e exercer a política da boa vizinhança entre os lojistas local.
O poder Público tem apoiado o evento?
Pedro Tasso – Depende, cada ano que passa, a Sociedade tem, cada vez, mais assumido a total organização pela festa. Por exemplo, este ano, não conseguimos nem a fiação, instalação hidráulica, benefícios que em outras ocasiões podíamos contar, hoje não temos. Tudo será custeado pela própria Sociedade Irmãos Fratelli. Mais, estamos trabalhando muito, e apostamos no sucesso para 2017.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório