1º Seminário Clínica Médica e Cirurgia Geral marcou histórica de Guaranésia

152
0
COMPARTILHAR

Pela primeira vez CRM saiu da capital miniera e realizou uma reunião de trabalho, além de coordenar seminário de palestras

Guaranésia:- Nesta sexta e sábado (06 e 07 de outubro) a cidade de Guaranésia sediou o 1º Seminário Médico & Clínica Geral, numa promoção do CRM-MG e Prefeitura de Guaranésia, através da Secretaria Municipal de Saúde, contando ainda com a coordenação do Professor Alcino Lázaro da Silva, que foi a grande incentivador deste evento.
Na sexta-feira (06) aconteceu uma Reunião Administrativa do CRM-MG com a presença de vários Delegados Regionais (Sul e Sudoeste de Minas) e presença do Presidente do CRM-MG Dr. Fábio Augusto de Castro de Guerra e João Batista Gomes Soares (Coordenador das delegacias Regionais).
As 18h30 se deu a abertura oficial do Seminário, havendo a recepção contando com a participação de várias autoridades médicas, políticas, empresárias de toda a região, com destaque para o Deputado Federal Rodrigo Pacheco, João Batista Miguel Secretário Adjunto de Cultura de Minas Gerais, Deputados Estaduais Cássio Soares, Antônio Carlos Arantes, o Presidente do CRM de Minas Gerais Dr. Fabio Augusto de Castro Guerra, do Coordenador das Delegacias Regionais do CRM-MG Dr. João Batista Soares, do vice presidente do Conselho Federal de Medicina Dr. Hermann Alexandre V. Von Tiesenhausen, do Professor Dr. Alcino Lázaro da Silva, do Presidente da Câmara de Vereadores de Guaranésia Valter Martins, do vice Prefeito Diego Eduardo de Castro, da Secretária Municipal de Saúde Ana Cristina dos Santos e do Prefeito Laércio Cintra Nogueira que num breve discurso agradeceu a presença de todas as pessoas e autoridades afirmando que a cidade de Guaranésia, naquele momento estava muito honrada em receber o CRM-MG e cada um dos que estavam presentes e que faziam parte daquele Seminário: “ Reunir profissionais e estudantes para pensar e refletir sobre a saúde, é uma medida necessária nos tempos em que vivemos. Os desafios que cada um dos profissionais e o Poder Público enfrentam nessa área são imensos. Desta maneira, precisamos estar alinhados também na discussão e debate de soluções. Hoje é dia seis de outubro, dia em que se comemora o Dia do Prefeito. Nesse Dia eu não poderia receber maior presente do que a honra de nossa cidade poder sediar este seminário e ter alegria da presença de todos” disse o prefeito.
O Deputado Federal Rodrigo Pacheco em seu breve discurso discorreu sobre a importância daquele evento e das parcerias que tem feito junto ao governo municipal para muitas áreas possas ser atendidas, e uma delas é a saúde. Agradeceu o carinho de todos os amigos presentes, destacando sua atuação junto a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, onde se esmera em atuar em respeito ao cidadão, destacando sua defesa do Projeto de Lei 6754/13 que obriga o SUS a adotar uma política nacional de prevenção de diabetes e de assistência integral a pessoa diabética entre outras atuações.
Rodrigo disse que é sempre um prazer estar ao lado de amigos, ainda mais num evento de tão elevado nível, destacando mais uma vez o carinho que tem pela cidade e por toda a sua gente, pois percebe o quão receptiva é Guaranésia e isto o torna cada vez mais responsável em trabalhar em parceria com o prefeito Laércio, pessoa que tem se destacado na região pela forma humana e justa que tem conduzido o governo.
Na sequencia foram proferidas homenagens; a primeira ao idealizador do evento Professor Dr. Alcino Lázaro da Silva, pela dedicação e zelo para com as questões que envolvem a classe médica, além do empenho extraordinário na realização daquele Seminário que era um momento ímpar para o CRM-MG, que a partir de então poderia sair a campo, e estar junto às suas Delegacias Regionais, mantendo um diálogo mais próximo com seus parceiros. Em seguida através de depoimentos (em vídeo) foi feita uma homenagem ao médico Dr. Marcelo Polli Ribeiro do Valle pelo legado na medicina de Guaranésia, através dos milhares de partos, cirurgias e atendimentos feitos ao longo destas quase seis décadas dedicadas à medicina e à Santa Casa de Caridade de Guaranésia.
Em continuidade foram proferidas palestras, a quais tiveram continuidade no sábado ao longo de todo o dia, sendo ao todo 20 palestras focados em diversas áreas e especialidades médicas, e com presença de palestrantes de várias localidades do Estado.
Ao término da programação, em seu discurso de encerramento o Presidente do CRM-MG Dr. Fábio Augusto de Castro de Guerra destacou a excelência de todo o Seminário, agradecendo a receptividade e a forma com tudo fora organizado, além da receptividade carinhosa de toda a equipe, tecendo elogios à pessoa do prefeito Laércio pela conduta e seriedade com tratou este Seminário, sendo quem sabe o primeiro de outros que virão em breve.
A Secretária Municipal de Saúde Ana Cristina dos Santos num discurso pautado pela emoção agradeceu ao prefeito, vice-prefeito e toda a equipe envolvida na realização daquele evento que se tornava um referencial na cidade. Agradeceu o envolvimento de cada um, que de forma unida culminou no resultado visto e já motivo de inúmeros elogios por todos os presentes. Destacou o grande apoio e carinho do incansável Dr. Alcino, que proporcional aquele momento único para a cidade e para todos os envolvidos. Por fim agradeceu toda a equipe de sua Secretaria que de modo humano souberam dar apoio aquele projeto e também enalteceu a atuação das demais Secretarias que também deram total suporte na realização de um evento tão grande, como aquele. Agradeceu a todos os médicos, enfermeiros, técnicos, atendentes, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, motoristas, que formam uma equipe digna de todos os aplausos possíveis.
O prefeito Laércio Cintra Nogueira em seu discurso de encerramento enalteceu o bom andamento do Seminário em todos os sentidos, agradecendo o esmero que Dr. Alcino bem como Dr. Miguel Moreno Júnior tiveram desde o início quando a ideia foi lançada, destacando o apoio de parceiros que juntos, foram os grande responsáveis pelo êxito do evento, com enfoque ao CRM-MG que dignificou o nome de Guaranésia, prestigiando como pioneira neste evento.
“Fomos muito felizes na realização deste 1º Seminário Clinica Médica e Cirurgia Geral, onde tudo ocorreu de forma muito positiva e o saldo igualmente positivo , nos orienta quem sabe na realização de outros seminários. Agradeço o carinho de Dr. Alcino que sempre nos inspira sempre a fazer mais e melhor todos os dias, além de todo o CRM-MG através do Dr. Fábio Augusto que muito nos honrou em sediar esta grande jornada de palestras e troca de experiências. A cidade de Guaranésia, coloca mais uma data positiva em seu calendário de eventos e será lembrada, como pioneira na realização deste 1º Seminário.” Destacou o prefeito Laércio.
Parcerias
Na realização do 1º Seminário Clinica Médica e Cirurgia Geral algumas parcerias foram firmadas para além de valorizar a participação no evento, houvesse também uma valorização de produtos e serviços da cidade: COOXUPÉ, UNIMED, Macarrão Perocco, Eco Textil, CRAS e Centro de Convivência do Idoso, Têxtil Guaranésia e Loja Maçônica Fernando Osório.
Também foram montados stands dando visibilidade à artesãos e empreendedores locais, havendo ainda a participação de expositor de equipamento de médico de São João da Boa Vista, que tendo conhecimento do evento se predispôs a participar. Veja mais fotos na coluna Vitrine.
ASCOM Prefeitura de Guaranésia
A Cidade da gente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório