Colunistas | Alvarina Gomes | 2 – COMPREENDENDO O PRIMEIRO SETOR!

75
0
COMPARTILHAR
Mestranda em Estado, Governo e Políticas Públicas, pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. FLACSO-BRASIL Técnica Contábil, Graduada em Pedagogia e Gestão Financeira. Sócia do Escritório Contábil Flor de Lis em Restinga.

 

Restinga:- Caros Leitores,
Em mais uma publicação sobre nosso tema “Terceiro Setor” vamos discorrer sobre as diferenciações dos setores dos quais delimitamos como: Primeiro Setor, Segundo Setor e Terceiro Setor.

Para aprofundarmos no contexto do terceiro setor, precisamos passar pelo primeiro e pelo segundo setores, até mesmo para entendermos melhor o que é O TERCEIRO SETOR. E do que tratam estes setores tão importantes para nossa sociedade!

Pois bem, o primeiro setor como já mencionado no artigo passado ele se representa no papel do estado. Observando que neste contexto a palavra “estado” não está no sentido geográfico, (estado do Pará ou estado do Amazonas) mas sim intimamente ligado ao papel do estado que é responsável pelo desenvolvimento do bem estar social (governos municipais/estaduais e federal).

Portanto tudo aqui referido a “estado” será pensando em como o poder público vem desenvolvendo suas ações em prol do desenvolvimento econômico e social das suas esferas.

Como meio de aplicação de suas políticas de bem estar social, o Estado se utiliza de ferramentas de arrecadação e transferência de renda, em tese, retira daqueles que possuem mais e repassa aos que possuem menos.

Dizemos em “tese”, por que na pratica o que vimos no dia a dia é que uma parcela da população paga um preço muito alto, simplesmente pelo fato de que algumas grandes empresas que deveriam pagar seus impostos, vivem a sonegar.
A sonegação só trás prejuízos, pois, esses recursos não aparecem nas contas públicas e com isso não podem ser usados em beneficio de uma melhor qualidade em saúde, educação, social, segurança, enfim, voltar para a população que depende dos atendimentos públicos.

O primeiro setor tem um papel muito importante no desenvolvimento das ações propostas pelo terceiro setor. É de fundamental importância o entendimento sobre estes setores, pois, todos nós de uma forma ou de outra somos participantes de um deles!

Bom por hoje nosso bate papo fica por aqui, na próxima edição falaremos mais um pouquinho deste assunto….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório