Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Uso de esteroides anabolizantes em academias: vale a pena?

92
0
COMPARTILHAR
Prof. Dr. Daniel dos Santos . Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:-Os esteroides anabolizantes são drogas sintéticas derivadas do hormônio masculino testosterona. Os mesmos tem indicação clínica em indivíduos que apresentam deficiência na produção de testosterona. A utilização por atletas profissionais e amadores está associada ao “doping”, ou seja, utilizar drogas ou métodos específicos que visam aumentar o desempenho de um atleta durante uma competição.

Em se tratando do “mundo fitness”, observa-se que o uso de esteroides anabolizantes é muito recorrente em academias, sendo uma prática adotada por muitos alunos que procuram acelerar o ganho de massa muscular, melhorar o desempenho nos treinamentos e até reduzir a gordura corporal. Ou seja, os usuários objetivam a estética e com isso buscam atender um “estereótipo” imposto pela sociedade. É bom salientar que por traz dessa prática, colegas, amigos e até mesmo os maus profissionais tem estimulado o uso dessas substâncias. Apesar de ser um problema de saúde pública, as pessoas que fazem o uso, não assumem que o fazem.

Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo, o uso destas substâncias podem trazer diversos efeitos colaterais para o organismo, tais como:

– Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia).

– Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).

– Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.

– Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.

– Além disso, os usuários que injetam esteróides anabolizantes com técnicas inadequadas e não estéreis (livre de contaminação), ou dividem agulhas contaminadas com outros usuários, correm o risco de contrair infecções como HIV, hepatite B e C. Há ainda, o problema com preparações ilegais dessas drogas, as quais são elaboradas em condições não estéreis colocando em risco os que as utilizam.

Por fim, segundo alguns especialistas em medicina esportiva, não existem doses seguras quanto ao uso de esteróides, uma vez que a reposta do organismo a estas substâncias é muito individual. Neste sentido, vale o “trivial”, para obter efeitos positivos para seu organismo, associe uma boa alimentação a prática regular de exercícios físicos e faça isso sob orientação profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório