Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Vigorexia: uma obsessão pelo corpo perfeito

119
0
COMPARTILHAR
. Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:- Nas duas últimas semanas abordamos sobre duas práticas de exercício físico, a corrida e o crossfit. Sabemos que muitos dos praticantes destas duas modalidades de exercício acabam exagerando e ultrapassando os limites do corpo humano. Diante deste cenário nos perguntamos: isto é saudável?
Neste sentido, a sociedade atual impõe padrões estéticos corporais, que estimula, sobretudo, o processo competitivo em busca do “corpo ideal”. Sendo assim, a busca pelo “corpo sarado”, tem ganhado destaque na mídia, levando a população buscar incessantemente por este “padrão de beleza”, não fazendo questão se isto é saudável ou não. É importante ressaltar que nem sempre o “corpo escultural” é sinônimo de corpo saudável
No Brasil, muitas pessoas podem estar desenvolvendo a Vigorexia, que se caracteriza pela preocupação do indivíduo não ser suficientemente forte e musculoso, quando na verdade, apresentam um desenvolvimento muscular acima da média da população. Dentre as inúmeras características encontradas em um indivíduo vigoréxico, podemos destacar:

• Prática excessiva do exercício físico, muitas vezes associada a uma auto-imagem distorcida. O que leva a pensar que sempre está fraco;
• Uso indiscriminado de suplementos sem orientação de um nutricionista. Sendo muito comum o uso de anabolizantes;
• É notado um cansaço além do normal, que pode estar associado à síndrome de overtraining (excesso de treinamento).
• Depressão e isolamento social;
• Restrições dietéticas severas, que tem como consequência uma diminuição excessiva do peso, associada a uma queda da imunidade.

Com relação ao diagnóstico e tratamento, é de fundamental importância a participação de amigos e familiares durante o processo de reconhecimento do problema e busca por soluções. Primeiramente, podemos notar que uma pessoa está com sintomas de vigorexia observando o seu comportamento no seu dia a dia. Alguns comportamentos como: estima baixa, desequilíbrios na personalidade e uma inconformidade com a aparência, pode indicar vigorexia. O ambiente familiar, bem como o círculo de amizades tem papel de destaque na prevenção deste problema. A internet, que constitui uma importante ferramenta de acesso à informação, pode ser utilizada na divulgação sobre os muitos riscos que a prática vigoréxica pode trazer para a saúde.

Por fim, o tratamento psicológico, deve ser adotado na maioria dos casos. Este pode auxiliar na identificação de padrões distorcidos de percepção da imagem corporal e identificação de aspectos positivos da aparência física, encorajando o indivíduo com vigorexia a adotar atitudes mais saudáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório