Cooxupé recebe mais de 200 alunos no NEA para o DIA C

132
0
COMPARTILHAR

 

A Cooxupé participou no dia 29 de junho do Dia de Cooperar, o Dia C. O encontro promove anualmente atividades e é uma iniciativa da OCEMG em comemoração ao dia Internacional do Cooperativismo que este ano foi celebrado no dia 7 de julho. A data foi criada para promover ações cooperativistas, de sustentabilidade, levando a conscientização e novos conhecimentos sobre temas ligados ao meio ambiente pra crianças e adolescentes.

Ao todo, 240 alunos de escolas da Guaxupé, Juruaia, Nova Resende e Guaranésia estiveram no NEA e participaram de uma série de atividades que, este ano, abordaram a revitalização de nascentes com o projeto “Cílios de Minas”.

Visitando o NEA pela primeira vez, a estudante Kethelyn Aparecida Barbosa Alexandre da escola Dom Inácio, que fica em Guaranésia, destacou as informações que teve acesso durante o dia C. “É a primeira vez que venho até o NEA e achei o espaço muito bom, gostei bastante. Conseguimos estar em contato com a natureza e isso é muito importante, pois só víamos em sala de aula. Nos assuntos, o que mais me chamou atenção foi sobre as árvores pois aprendemos que não é só plantar e deixar ela crescer, elas precisam de um local certo e cuidados”, disse.

Durante a visita, a professora Elaine Paiva de Oliveira da escola Dom Inácio, em Guaranésia, destacou que a experiência mostrou aos alunos o que eles aprendem na teoria em sala de aula. “Um dos exemplos que vimos é sobre a importância da mata ciliar, do plantio das árvores e a escolha certa para cada local. Isso foi muito importante pois vemos muitos problemas dentro das cidades com árvores que foram plantadas sem conhecimento e acabam causando problemas para os moradores”. A professora ainda contou que durante o ano, por meio de projetos dentro das escolas, são trabalhados temas como o cooperativismo, a preservação e cuidados com o meio ambiente.

O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, comentou sobre a importância de plantar a raiz do cooperativismo nas crianças para garantir sucesso no futuro. “O projeto Cílios de Minas é um bom exemplo de que cooperando, ou seja, pensando em um bem comum, conseguimos chegar mais longe e beneficiar os envolvidos. Isso é cooperativismo e, melhor que tudo isso é preservar a natureza. Conseguimos unir dois pontos muito importantes para a Cooxupé e incentivar as crianças que são os melhores formadores de opinião que temos para passar as informações para todos”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório