Creche Santa Clara: Paz e bem!

579
0
COMPARTILHAR

A Ordem Franciscana Secular – Fraternidade Fonte Colombo de Franca/SP (OFS), é parte integrante da Ordem Franciscana Secular do Brasil um dos ramos da Família Franciscana, que tem sede na Itália e esta presente em todo o mundo. É formada por cristãos católicos que, permanecendo no mundo, se comprometem, por vocação a viver o Evangelho e a Regra aprovada pela Igreja Católica Romana, em sua condição de seculares, segundo o exemplo e o espírito de São Francisco de Assis, fundador das três ordens: Ordem dos Frades Menores, Clarissas e Ordem Franciscana Secular.

A Juventude Franciscana (JUFRA) é o espaço do jovem dentro da Família Franciscana. Ser franciscano é a alegria de encontrar na fraternidade seus irmãos com o qual podem contar mesmos nos momentos difíceis da vida. Ser franciscano é viver na liberdade do chamado de Deus, assumindo cada um sua vocação.

A OFS foi eregida na cidade de Franca/São Paulo em 14/04/1909, onde manteve um trabalho apostólico com a população carente até que seus membros integrantes, designados irmãos, já em idade avançada passaram todo seu trabalho incluindo os bens aos vicentinos. Em 1992, um grupo de jovens se interessou em continuar o trabalho e de posse de todos os documentos, livros e registros recomeçaram os trabalhos, desta vez com várias frentes de ações apostólicas: evangelização Domingo Fraterno, evangelização AMAFEM, participação na Casa da sopa, outras ações individuais de cada irmão.

 


Em 2013, seguindo o carisma franciscano a Ordem Franciscana Secular (OFS) se coloca a serviço da comunidade através do Centro de Educação Infantil Santa Clara, realizando este trabalho com carinho, com amor e alicerçado no respeito à todas as criaturas. No intuito de possibilitar o acesso das crianças de zero a cinco anos e onze meses à educação infantil, contribuindo para o seu desenvolvimento e formação, assegurando os direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O respeito à diversidade, a dignidade da pessoa humana, a promoção da justiça social compõe a missão da instituição, que sob a ótica franciscana é materializada no dia a dia da vida cotidiana nas tarefas mais corriqueiras, sempre valorizando o ser em detrimento do ter. O que queremos e almejamos de todo o coração é que as nossas crianças tenham acesso à educação de qualidade, através de estímulos lúdicos e de um espaço acolhedor, e que no futuro se tornem adultos críticos, participativos, conscientes, prósperos e imbuídos de valores éticos, que respeitem a natureza e o próximo, assim como todas as criaturas como irmãos.

A creche atende 137 crianças e suas famílias em parceria com a Prefeitura de Franca e está localizada na região Oeste da cidade, é uma região ampla e rica em comércio, mas com número acentuado de população em estado de vulnerabilidade. A ação que a creche desenvolve, além de proporcionar acesso a um direito fundamental das crianças de terem uma educação de qualidade na primeira idade, também auxilia o ingresso dos pais no mercado de trabalho, contribuindo assim para o aumento da renda familiar e consequentemente para o aumento da renda da região oeste da cidade de Franca.

 


O trabalho prioriza o atendimento ao direito da criança garantido na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da criança e do Adolescente 1990, na Lei de diretrizes e bases da educação 1996, no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil 1991, nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil 2006 e no Referencial Curricular da Educação Básica das Escolas Públicas Municipais de Franca (REC). Legislações e documentos que asseguram o cuidar e o educar de maneira lúdica, de forma proporcionar para a criança um desenvolvimento integral.

O trabalho de buscar melhorias para o serviço oferecido é intenso, seja junto ao setor público, às organizações, empresas e pessoas que estejam dispostas a contribuir para a construção de uma sociedade justa e fraterna. Acreditamos que o bem maior é o SER HUMANO e que investindo nas crianças teremos a sociedade que almejamos, este é o objetivo principal do CEI Santa Clara.
O CEI Santa Clara com muita dificuldade financeira busca oferecer para além de um serviço na área educacional, um serviço na área psicológica, nutricional e social às crianças da região oeste de Franca, sem distinção de raça, cor, sexo, credo ou quaisquer formas de discriminação, em caráter gratuito e de forma a contribuir para o desenvolvimento humano e social dessas crianças.

Esta sendo um desafio conseguir recursos para manter os serviços de nutrição, fonoaudiologia, psicologia e educação física, buscamos várias alternativas através de parcerias público/privada, ou ainda através de trabalho voluntário de profissionais desta área. Mas nem sempre conseguimos.

Realizamos diversas promoções como: sorvete, pizza, bazar de quitutes e roupas. Temos o projeto mensal amigos da creche onde contamos com a colaboração da comunidade. E ainda a campanha de arrecadação de material de limpeza. Sempre solicitamos que a comunidade nos ajude da forma que puder, toda doação é bem vinda.


O CEI Santa Clara, junto com o Conselho Escolar busca a participação dos pais e da comunidade para uma gestão democrática da educação das crianças pequenas. Acreditamos que a participação é uma das vias de construção de uma sociedade melhor.

Convidamos você a fazer parte deste projeto, seja um Amigo do “CEI Santa Clara”!

 

Doações: Banco Itaú
AG 8033
C/C 35.544-0
Rua Atílio Chieregato, 2685 Jardim Pulicano.
Franca/SP
Telefone: 3706 1067

 


 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFraternidade Sem Fronteiras
Próximo artigo20 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório