EMOC – Mulher de Negócios é sucesso e supera expectativas dos convidados

121
0
COMPARTILHAR

 

Mococa:- Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Associação Comercial e Industrial de Mococa em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou na noite desta terça feira (06), o EMOC – Mulher de Negócios, trazendo um painel de debates e duas palestrantes: Dilma Souza Campos e Alzira Conceição de Lima Araújo.

O evento que contou com mais de 300 convidadas, teve o objetivo de levar as mulheres à uma reflexão sobre seu papel no mundo, além de resgatar e propiciar um ambiente de elevação da auto estima e empoderamento feminino.

Conduzido por Cristina Montagnini – Consultora da ACI, o evento teve início com sorteio de diversos brindes e logo após, o Painel de Debates que contou com a presença das seguintes mulheres: Mediadora: Maria Antonieta Ribeiro Ciancio Pinto – Tuni – Professora e pedagoga, trabalha há 20 anos no Grupo TUMM; Joanna Barretto Jones – Médica sanitarista e coordena a Vigilância em Saúde de Mococa; Daniela Silveira Rozados da Silva – Psicóloga e co-fundadora do Projeto Minha Voz; Lúcia Pereto – Psicóloga; Márcia Masili Giglio – Assistente Social; Marta Ap. Caldeirão Canato – Cabo PM há 20 anos na Polícia Militar e Rita de Cássia Santana – Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica de Mococa.

 

O painel levantou estatísticas em relação à mulher no Brasil e as convidadas puderam refletir sobre violência, abuso, o que leva a aceitação da mulher em certas situações, como dependência financeira, falou sobre acolhimento, apoio psicológico e formas de proteção à mulher.

Após o painel foi a vez da palestrante Dilma Campos que falou sobre o tema “Empoderamento Feminino.” De bailarina a CEO de sua empresa, contou sua história de vida, onde ela e seus irmãos sofreram racismo na infância, quando conseguiram vagas para estudarem em uma escola particular e eram a única família negra. Disse que na época, o cargo mais alto de uma pessoa negra era gerente de supermercado, não se via um negro doutor, ou matemático. Mas sua mãe sempre os incentivou, ela dizia “Vocês não têm que ser uma vez melhor, e sim, 5 vezes mais do que já são”, Dilma disse ainda que a sorte conta, mas se ela não soubesse o que fazer para “chegar lá”, de nada adiantaria! Então ela venceu, passou por grandes agências e é fundadora da Outra Praia, Boutique de Criatividade Estratégica na área de Live Marketing e em 2016 tornou-se diretora do comitê Women Empowerment da AMPRO, é Winning Women 2016 da EY e hoje é Presidente do Comitê de Relações Humanas da Ampro.

Em seguida, houve uma homenagem para as seguintes empreendedoras da cidade: Elenir do Nascimento Codogno – Lojas Barão (Comércio); Silvia Helena Sukadolnik Favero – Flex Pell (Indústria); Sônia Maria de Sisto – Sônia Cabeleireiras (Beleza); Ana Maria Soares Siqueira – Dentista (Saúde) e Cida Cilli – Apresentadora de TV e Jornalista (Comunicação).
Para finalizar com chave de ouro, a palestra com o tema “Que valor é esse? Valores que valem muito”, foi ministrada por Alzira Conceição de Lima Araújo, professora de língua portuguesa e literatura em escolas públicas há 23 anos.

 

Alzira contou de forma extrovertida que é professora na periferia de Franca e conhecida entre os alunos como “Alzirão Treme Terra”, ressalta que tem amor por educar e que trata os alunos de igual para igual, fala a linguagem deles, gosta de funk e até compõe suas músicas. A professora frisou que é de extrema importância que a mulher se valorize, se ame em primeiro lugar, pois só assim conseguirá contagiar as pessoas a sua volta, “Empreendedorismo tem que trazer alegria”, disse ela. Falando sobre valores, Alzira disse quais deles são importantes para que a mulher seja uma empreendedora de sucesso, entre eles: O valor da FÉ: o seu destino quem constrói é você! O valor da PERSEVERANÇA: Não escute quem quer derrubar você, vá em frente! Valor da GRATIDÃO: Seja grato e plante coisas boas e muitos outros valores essenciais.

Emanuela Mendes – Mendes Luthieria, comentou “Acho de extrema importância um evento como esse, porque a gente sempre vê que as nossas experiências são comuns à de outras pessoas, nós mulheres, empreendedoras, às vezes são histórias de luta, dedicação persistência e ouvir histórias de outras pessoas fortalece a nossa ideia, nosso propósito. A ACI está de parabéns pelo evento, foi de extrema importância, adorei”.

“Eu estou muito feliz de ter estado aqui e ter participado do evento hoje, eu vi o que essas mulheres incríveis tiveram para passar pra gente, Mococa por ser interior, ouvir opiniões diferentes e de pessoas de fora que as mulheres podem e devem se empoderar e que cada vez mais isso está acontecendo é muito gratificante, principalmente por fazer parte do comércio de Mococa”, disse Raisa Lília – Toda Bonita Cosméticos e Perfumaria.
Ao final do evento ainda teve o sorteio de uma transformação, mais brindes e as mulheres também puderam se deliciar com um coquetel.

 

“A proposta de fazer um EMOC – Empreende Mococa com foco na mulher surgiu com o propósito de propiciar às mulheres um ambiente em que pudessem entender e acreditar que a mulher pode tudo. A mulher tem uma capacidade enorme de realização e precisamos ser incentivadores do empreendedorismo feminino. O Brasil possui mais de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras. Isso representa 31,1% do total de 23,5 milhões de empreendedores que geram empregos no País, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Seja por necessidade, para realizar um sonho ou para dar continuidade a um negócio familiar, o que todas elas têm em comum é garra, foco, intuição e coragem e por isso merecem o nosso respeito”, comentou Mauricio Masili.

A ACI Mococa agradece imensamente à todos os parceiros que contribuíram para a realização deste grandioso evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório