Escola no Campo levou conhecimento sobre agricultura sustentável para alunos de escolas rurais

331
0
COMPARTILHAR

270 alunos do Ensino Fundamental de 12 cidades da região de Guaxupé participaram do programa em 2018


Alunos em aula prática da Escola no Campo, projeto que é realizado em 12 cidades mineiras

Durante quatro meses, 270 alunos em 12 escolas rurais de 12 cidades tiveram oportunidade de aprender sobre sustentabilidade no campo. O Programa Escola no Campo, promovido pela Cooxupé em parceria com a Syngenta orienta os futuros produtores sobre a importância da agricultura sustentável por meio de atividades extracurriculares.

Os encontros, que começaram em agosto e terminaram em novembro, foram realizados em escolas de Guaxupé, Guaranésia, Muzambinho, São Sebastião da Grama, Monte Santo de Minas e Bom Jesus da Penha, Alfenas, Areado, Andradas, Campestre, Passos e Alpinópolis. Nesse ano, foi desenvolvido por cada escola um projeto para ser colocado em prática pelos alunos, como instalação de horta em conjunto com os pais, construção de maquetes, plantio de hortaliças em pneus reciclados, coleta de óleo usado na cozinha, entre outros.

Temas como os cuidados necessários para a aplicação de defensivos levando em consideração a segurança do produtor; o uso correto de EPIs (equipamento de proteção individual) e o sistema de plantio direto na palha foram ensinados aos estudantes, por meio de palestras.

Entendendo a importância da conscientização e dos novos aprendizados sobre o meio ambiente e sustentabilidade para as novas gerações do meio rural, a Cooxupé se tornou parceira do projeto, levando-o para diversas escolas que fazem parte da área de ação da cooperativa.”O que mais gostei no projeto Escola no Campo foi a maneira que ele me fez repensar sobre oque eu estava fazendo com o planeta”, escreveu Yasmim Gabrielly de Rezende, aluna da escola municipal Dona Olímpia Felippe da Silva, de Guaxupé.


Com foco principal na sustentabilidade, a ação é aplicada em escolas rurais da região de Guaxupé

Escola no Campo

Criado em 1991, o Programa Escola no Campo tem como objetivo principal formar novas gerações de agricultores conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente, utilizando tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis.

Com foco principal na sustentabilidade, a ação é aplicada em escolas rurais, contando com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos na grade curricular das séries atendidas.

Os jovens, ainda, são incentivados a transmitir o aprendizado às suas famílias e à sociedade. Assim, o projeto assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório