Legião da Boa Vontade

417
0
COMPARTILHAR

‘‘O pensamento de uma criança é que nos dá uma perspectiva melhor’’

 

Terceiro Setor – Vamos começar contando esta história. Como tudo começou?
LBV – É sempre bom relembrar a história da LBV que é muito bonita. Começou no Rio de janeiro e foi fundada por Alziro Zarur, que também tem uma história lindíssima. Ele como jornalista, radialista e tinha muitos artistas amigos como Chico Anísio e outros jornalistas. Foi convidado por eles, para participar de uma reunião espírita, sendo ele católico, e foi. Na reunião, uma senhora chamou a atenção dele, pois durante todo o tempo ela ficou olhando para ele. Ao final, ela lhe passou o recado que recebeu: “Olha, está na hora de você começar”. São Francisco de Assis esteve ao lado dele durante toda a reunião e passou este recado através desta senhora. Então, voltou para casa e foi pesquisar sobre a história de São Francisco, que ele nem conhecia direito. De 1949 até 1950, ele se recolheu para estudar como fundaria a Legião da Boa Vontade. Então em 1950 ele fundou na cidade do Rio de Janeiro.

Começou levando trechos da Bíblia sagrada no rádio, para as pessoas de hora em hora. Porém, percebeu que elas precisam além do alimento espiritual, o amparo material. Começava então a sopinha meia noite do Zarur, o atendimento, começou a fundar creches, foi crescendo e expandiu para outras capitais. Daí 15 anos à frente, Paiva Neto ouviu, aos 10 anos de idade pelo rádio, uma pregação de Alziro Zarur, que chamou muito a sua atenção. Ele diz a sua mãe: “Mãe, é com este que eu vou”. Foi um despertamento espiritual. Paiva Neto só foi conhecê-lo após 01 ano, e a partir dai começou um trabalho voluntário junto a ele. Após um ano, passou a ser seu secretário jovem e foi trabalhando, trabalhando e ficou sendo seu secretário efetivo durante 25 anos. Antes de Zarur Falecer, ele já estava pronto para assumir a instituição e está até hoje, há 25 anos.

Terceiro Setor – Há quantos anos existe a Instituição?
LBV – Há 69 anos, completados no dia 01 de janeiro, no Brasil. Com quarenta e poucos anos, ela se expandiu para fora do Brasil, já com José de Paiva Neto na presidência. Cada dia se atualizando com as necessidades, pois já tivemos a sopa, cursos profissionalizantes, status construtivos no conselho econômico da ONU no departamento econômico, para cada cidade. Atentos a necessidade de cada lugar, ela procura identificar e desenvolver o trabalho na região, através do trabalho diagnosticado pela Assistência Social.

Jornal Terceiro Setor – Quantas Instituições estabelecidas?
LBV – São 74 unidades, entre unidades educacionais e sociais.

Terceiro Setor – Qual o perfil das crianças atendidas na instituição?
LBV – Não importa aqui a classe social da criança. Todos aqui recebem o atendimento necessário, o fortalecimento de vínculos. Crianças com vulnerabilidade, vitimas de violência sexual, vítimas do trabalho infantil, negligência, mães vítimas de violência doméstica e sexual.

É um contexto de uma vida. Então é um trabalho que se estende diariamente para fortalecer esta família, acompanhar. Atendemos aqui 155 crianças, divididas no contra turno do serviço de convivência. Que tem como função um acompanhamento que todos têm o direito. Aos poucos temos que despertar esta solidariedade no outro.

Terceiro Setor – Quais as atividades desenvolvidas aqui dentro do espaço?
LBV – Senhora, nós temos inúmeras atividades (risos). São 04 educadores: 02 com formação em Educação Física, 01 na Música e 01 pedagoga. Realizam oficinas de música, oficina de cidadania que trabalha valores, arte/cultura e corpo em movimento. Tudo com o acompanhamento da Danieli, Assistente Social. Momentos prazerosos, com a participação efetiva dos pais. Além de passeios e atividades comemorativas. Tem um concurso de desenho nacional, e já tivemos 04 anos seguidos aqui em Franca, o primeiro lugar. É uma festa. No final de ano, O SESI nos cedeu o espaço para a festa de confraternização.

Terceiro Setor – Como são as campanhas desenvolvidas pela LBV
LBV – Nós temos o projeto campanha criança nota 10, onde elas adquirem o kit de material escolar para utilizar na escola, porque aqui dentro a LBV já disponibiliza para o aluno o material, além do kit de higiene, uniforme. Aqui dentro tem o café da manhã, lanche, almoço. Lanche da tarde e a janta. Divulgamos os benefícios da alimentação pela campanha diga sim. Campanha de Natal permanente da LBV, que é a cesta de natal para cada família ter um natal mais digno.

Terceiro Setor – Como ajudar a LBV Franca?
LBV – Em Franca temos o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV recebe tanto doações por telefone, internet, de qualquer item. Bolo dia de aniversariante, brinquedos, livros, alimentos. Para ser um amigo colaborador pode vir aqui ou fazer o cadastro 0800 055 5099, mantendo a doação em espécie mensal, bimestral ou anual ou como puder. Pode colocar na conta bancaria, conta de telefone ou entregar aos nossos samaritanos, site lbv.org/doe ou vir a Instituição.

Terceiro Setor – Qual o recado que fica da LBV para os nossos leitores?
LBV – Estamos aqui juntos na luta por um mundo melhor e uma humanidade mais feliz. Convidamos todas as pessoas a se unirem nesta iniciativa do bem, porque juntos somos forte. Há muitos desafios a serem vencidos, mas juntos podemos vencer. Vamos nos unir com a boa vontade de Deus. Venham nos visitar, todos são bem vindos aqui.

 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório