O Dia da Árvore é comemorado com poemas na Praça Dona Sinhá e contou com a participação de várias escolas municipais

257
0
COMPARTILHAR

 

Guaranésia:- O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro, a data foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 22 no hemisfério Sul. Para celebrar este dia e também o início da Primavera, o Instituto PSIA promove todos os anos o projeto “Um poema em cada árvore” realizado mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares.

A partir de 2012 o projeto se espalhou e tornou-se uma mobilização nacional, envolvendo cerca de 60 cidades brasileiras. Em 2017 131 cidades participaram da mobilização. O principal objetivo deste movimento é levar poesia ao maior número possível de pessoas, por meio de experiências poéticas e ações de incentivo à leitura, utilizando poemas como ferramenta de transformação social. Os poemas são pendurados em barbantes e amarrados às árvores, sem uso de pregos ou tachinhas. Assim, além de levar cultura e poesia para a população, “Um poema em cada árvore” também mostra respeito pela natureza.

Guaranésia, através da Biblioteca Municipal Alberto José Alves, participa desta mobilização desde 2013, expondo sempre poemas inéditos feitos por escritores guaranesianos, inclusive alunos de escolas públicas e particulares. Este ano não foi diferente os poemas foram colocados nas árvores da Praça Dona Sinhá e ficaram o dia todo à disposição da população.

Em 2018 a Biblioteca recebeu trabalhos dos alunos da Escola Carvalho Brito e do Colégio Alternativo, além de poemas dos escritores Vivaldo Amaral, Gilberto Alves (Tato), Élcio Martins e Maurinho do Grupo Máscaras. Fazemos questão de participar todos os anos, pois além de ser um projeto de conscientização ambiental, também valoriza o trabalho de escritores Guaranesianos. ”, destacou a bibliotecária Elizabeth Silveira.

Colaboração Flaviana Cristina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório