O respeito de uma Instituição pelos seus idosos

152
0
COMPARTILHAR

Lar São Francisco de Assis de Itirapuã/SP

 

O Lar São Francisco de Assis de Itirapuã/SP, instituição de longa permanência, é realizado um importante trabalho com os idosos, pensando sempre na qualidade de vida, sendo ela a única ILPI da cidade de Itirapuã.

O Lar existe há mais de 40 anos e foi fundado pelos Vicentinos. A princípio atendia-se mais ou menos 10 residentes, mas com o tempo foi aumentando e hoje atende 20 idosos.

Com o envelhecimento da população e o aumento da sobrevivência de pessoas com redução da capacidade física, cognitiva e mental, se faz necessário dentro das instituições, segundo a lei 13.019/2014, que os lares tenham uma equipe completa e capacitada. O Lar conta com uma equipe técnica, composta por 01 Assistente Social, 01 Administradora Executiva, 01 Psicóloga, 01 Terapeuta Ocupacional, 01 Nutricionista, 01 Fisioterapeuta e uma estagiária de Fisioterapia. Na parte clínica o atendimento é realizado por 01 médica e 01 enfermeira padrão do PSF, que faz as visitas regularmente. Para completar o quadro, Tem a equipe de apoio, que são os funcionários diários: 01 Auxiliar de limpeza, 02 Cuidadoras, 02 Cozinheiras, 02 auxiliares de lavanderia e 04 Técnicas de enfermagem, que executam os trabalhos em horário diurno e noturno, para prestação de um serviço de pronto atendimento e de excelência, com maior conforto.

O trabalho da equipe multidisciplinar é realizado semanalmente, individual e em grupos.

A Psicóloga atua com oficinas terapêuticas, temas próprios do envelhecimento, depressão, ansiedade.

No campo da Terapia Ocupacional, trabalha-se as Atividades de Vida Diária (AVD) e atividades instrumentais de vida diária, dificuldades, facilidades, potencialidades, habilidades cognitivas e sociais.

Na Fisioterapia, o trabalho é realizado através da prevenção e a reabilitação da funcionalidade do paciente, para prevenir ou evitar a progressão de rigidez músculo-articular e ajuda na recuperação de membros lesionados.

A Nutrição elabora cardápios em grupos e individuais, nos casos em geral e específicos como obesidade, diabetes e colesterol, orientando para uma alimentação balanceada e saborosa. É realizado o controle de estoque e de higienização conforme normas técnicas.

“Na política da Assistência Social, hoje o Lar precisa de uma reestruturação em toda a parte estética que, pós-realizada, vai melhorar muito os serviços, que já é de excelência. Quanto às atividades realizadas hoje, estão todas muito bem estruturadas pelos profissionais citados pela coordenação. Hoje, a recepção, o cuidado, o olhar técnico para o idoso do município e de toda a população da cidade é para o bem estar do idoso. Itirapuã é uma cidade que tem o selo de amigo do idoso. Isto qualifica bastante os serviços. Os próprios atendidos têm nos respondido positivamente”, relatou a Assistente Social Rosângela Aparecida de Paula.

Até o ano de 2013 o lar sobrevivia apenas com a contribuição dos 70% dos idosos. Hoje a prefeitura exerce a sua função enquanto poder público, fazendo repasses mensais. Estes repasses realizam os pagamentos dos funcionários efetivos do lar, e os funcionários que são contratos como autônomos, são pagos com dinheiro da entidade que provém de 70% dos aposentados e também dos eventos realizados pela entidade.

“Qualquer pessoa pode ser um colaborador do Lar, seja doando uma cesta básica, alimento, moeda corrente, não há uma norma técnica para se doar. Alguns vêm espontaneamente, outros são doadores em alguns eventos específicos realizados em prol da entidade. Também temos alguns colaboradores que, semanalmente, nos ajudam com verduras, carne, leite… estes são os doadores contínuos. O Lar é um lugar muito respeitado pela população e a nossa luta é de manter este respeito. Quando a gente abarca o pessoal para buscar alguma doação, somos recebidos de braços abertos, todo mundo se une, pois sabe que a doação é bem empregada”, relata o presidente Sr. José Aparecido Ferreira Morais.

O lar tem um projeto pronto para aumentar o número de 20 para 40 assistidos, com todas as adequações para recebê-los, porém, a parte já existente do prédio precisa passar por várias adequações, pois, após 40 anos o prédio vai necessitando de reformas, ajustes. As construções novas também são essenciais para o bem-estar deles.

“Atualmente, há pessoas que estão se mobilizando para que a obra seja uma realidade e, neste momento, precisamos de mais mãos amigas para fortalecer e tornar este projeto uma realidade. Estamos certos de que vamos precisar de todo mundo que quiser e puder nos ajudar neste desafio, que só vem para melhorar ainda mais o atendimento aos nossos idosos. Quem estiver disposto a caminhar conosco está aqui uma razão forte. Caminhando todos juntos, nos fortalecemos e faremos a diferença na vida dos nossos queridos idosos”, encerrou o presidente da Instituição.

 

NOS AJUDE:
Conta bancária: Banco do Brasil
Agencia: 6730-X
Número da Conta: 5887-4

 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório