Os Penitentes (Tradição e Religiosidade Popular)

198
0
COMPARTILHAR

 

Monte Santo:- Uma mistura de tradição com religiosidade do povo católico se mantém em Monte Santo de Minas, com o início da Quaresma tempo litúrgico de culto da Santa Igreja Católica, tendo seu início na quarta-feira de cinzas e seu término no Sacro Tríduo Pascal, dando ênfase e prioridade dos últimos 40 dias de Jesus no deserto sendo tentado e a última semana de sua vida (Semana Santa), antes de sofrer as dores da paixão no madeiro da cruz. Neste tempo a igreja como mater (mãe) e magistral (mestre) vem nos lembrar as obras penitenciais de mortificação em especial o jejum, oração e caridade.

Tendo como tradição em Monte Santo como se sucede todos os anos após às 23h00 da noite, ao som barulhento da matraca escuta-se nas casas e ruas os cantares lamentosos dos Penitentes, que são pessoas fiéis que operam esta prática, Sendo que neste ano de 2018 uma turma do município desempenha esta função, além daquelas que atuam na zona rural, que também conservam a tradição. Cantar em favor das almas é antes de tudo rogar a Deus Pai através de hinos e orações cantadas em sufrágio das almas do Purgatório que é um dogma ensinado pela sã doutrina e a tradição da igreja católica. A bíblia também menciona esta prática do tempo de Judas Macabeus como nos passa o antigo testamento, que é um pensamento bom e salutar orar pelas almas para que Deus as livre de seus pecados veniais que as manchavam antes de se gloriar-se no céu, eterna Sião.
Segundo os adeptos, esta prática oracional não é de amaneira alguma a evocação dos mortos como, às vezes, são mal interpretados seus adeptos, mas é antes de tudo orar pelas almas que jazem no purgatório sofrendo penas temporais e purificação para futuramente alcançarem a visão de Deus no céu.

Sendo uma tradição religiosa e cultural, queremos incentivar os jovens católicos que já atuam para não esmorecer e manter firme esta prática tão piedosa. Também esclarecemos para todos que superstições são ignorância como, às vezes, vemos, pois o que nos vale é a fé e não as superstições, que nos é questionadas insistentemente. É esta a razão do porque os Pertinentes mantém esta piedosa e devota tradição. Na foto vemos os membros do coral dos Pertinentes: João Mutuca, João Rolinha, João Espósito, João Madalena, João Guardinha, João Pedro, Joãozinho Barreiro, Murumba, Érica, Jair Trovó e Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório