Recanto Esperança

758
0
COMPARTILHAR

Acolhendo com uma base forte e estruturada

O Recanto Esperança realiza em nossa cidade um importante trabalho de acolhimento de crianças recém-nascidas até a idade de 11 anos e 11 meses. Para conhecer este espaço, os responsáveis pelo Recanto, Sayuri e Peter, nos recebeu e, com muita satisfação, vamos relatar aqui mais um trabalho que faz a diferença na vida de muita gente.
Terceiro Setor – Como Surgiu o Recanto Esperança?
O recanto esperança, filial da sociedade espírita legionarias do bem assumiu, na data de 09 de maio de 2013, a responsabilidade de executar o serviço de acolhimento de crianças na faixa etária de 0 anos a 11 anos e 11 meses de idade na modalidade abrigo institucional.
Quando uma criança torna-se adolescente no abrigo, ela pode permanecer no serviço para evitar novos rompimentos de vínculos até completar a idade de 17 anos e 11 meses.
Terceiro Setor – Como estas crianças chegam no recanto?
O serviço de acolhimento somente pode receber crianças sob determinação judicial através da vara da infância e juventude e do conselho tutelar.
Quando os orgãos que integram a rede de proteção social do município detecta que a família viola os direitos baseados no estatuto da criança e do adolescente, aplica-se a medida de proteção encaminhando para o serviço de acolhimento institucional.
Terceiro Setor – Como e a adaptação das crianças no recanto?
Toda criança quer estar com os pais, independente de como é a realidade de cada uma delas e, para confortá-las, primeiramente a acolhida de cada criança é feita com muito amor, respeitando-se cada um. Após este primeiro momento, conversa-se sobre os motivos de cada retirada e sua nova realidade no abrigo institucional de maneira clara e transparente.
Terceiro Setor – Qual o intuito destas crianças estarem no recanto?
O intuito é de proteção integral das crianças e adolescentes, garantindo que os seus direitos não sejam violados e que as famílias possam ter o direito de reconstituição familiar.
O serviço possui uma equipe técnica composta de uma psicologa e uma assistente social que fara o acompanhamento e evolução familiar, para definir sobre o destino de cada criança/adolescente.
A criança/adolescente poderá ter as seguintes possibilidades nas seguintes ordens:
Prioritariamente retornar à familia de origem;
Em segundo plano ser encaminhado para familia extensa (parentes);
E em ultimo caso ser encaminhado para família substituta (adoção).
Terceiro Setor – Qual é a rotina das crianças no recanto?
As crianças/adolescentes como todas as outras acordam cedo, tomam banho, fazem a higiene pessoal, vão para a escola, realizam tarefas escolares diariamente, arrumam suas camas e participam de pequenas tarefas domésticas.
Além desta rotina, fazem atividades esportivas como basquete, atletismo, ballet e judo, atividades artísticas frequentando aulas de artes, fazem passeios em shopping, cinema, teatro, lanchonetes e restaurantes, festa de aniversarios, vão a casa de amigos, frequentam cultos religiosos como catequese, evangelização, mocidade.
Aprendem as suas responsabilidades de acordo com a idade de cada um no intuíto de desenvolver a autonomia.

Terceiro Setor – Como é composta a equipe do recanto?
A equipe atualmente é composta por 26 funcionários entre: motoristas, cozinheiras, serviços gerais, educadoras sociais, auxiliar administrativo, coordenadores e equipe tecnica.
Além dos funcionarios contamos com voluntarios, parceiros e colaboradores como:
·Projeto fazendo minha historia;
·Acompanhamentos pedagogicos;
·Rede de apoio;
·Atividades comunitarias;
·Família acolhedora;
·Parceria com colegio agrícola;
·Parceria com universidades: UNI-FACEF e UNIFRAN.
Terceiro Setor – Deixe uma mensagem para a nossa comunidade
Todas as crianças são iguais, tem direitos iguais e é responsabilidade e dever de cada um de nós cuidar e protegermos da sua infância e juventude porque é nesse momento que eles afirmarão o seu caráter e definição de seu futuro.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório