Relembrar faz bem | As pastorinhas cantando na anova Igreja Matriz

137
0
COMPARTILHAR

 

A inauguração da nova Igreja Matriz aconteceu no dia 30 de setembro de 1937. Já fazia muitos meses, que o grupo de meninas pastorinhas estava ensaiando. A responsável pelos ensaios se chamava Dona Ritinha, ela cumpria esta tarefa com muito amor e dedicação e recebia as meninas em sua casa, que ficava próximo a Santa Casa, precisamente onde funciona hoje a Clínica Médica Monte Santo.

Três vezes por semana, sempre depois das aulas, o grupo se reunia no quintal que era muito grande, onde havia muitas árvore frutíferas cujas copas formavam agradável e refrescante sombra perfumada pelas flores de laranjeiras. Bem rente ao muro havia muitos pés de Primavera de todas as cores.

Neste ambiente tão agradável Dona Ritinha ensinava às meninas a letra das músicas, os volteios, que hoje chamamos de coreografia, a postura e a maneira correta de segurar o cajado.

Enfim, chega o dia tão esperado: e elas muito bem vestidas. Fitas coloridas enfeitavam as tranças, o vestido bege cujo comprimento era bem abaixo do joelho. Meias da cor do vestido e o sapato “boneca”. E lá iam elas cantando pelas ruas e também nos presépios.

Na noite de Natal as meninas entravam cantando na Igreja Matriz recém inaugurada emocionando a todos. Bons e velhos tempos…
Maria Zelia

“A saudade flor mimosa
Que tantas pétalas contém
Ofereço-te venturosa
Ó Jesus meu sumo bem.
A rica palma dos anjos
Venho trazer-te Senhor
Para com ela um dia
Ir cantar o seu louvor.
Ao bom Menino Jesus
Com inteira perfeição
Trago-te o crisântemo
Pedindo-te a salvação.
Sou das servas Senhor
E lá não tem flor
Ofereço-te o coração
Pedindo-te a salvação.”
Pesquisa: Maria Zelia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório